TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frtrt

Pesquisas Acadêmicas: Frtrt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 8

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 – FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

São quatro as funções básicas da administração: planejar, organizar, dirigir e controlar. Cumpre enfatizar que essas funções são importantes em circunstancias em que é necessário usar recursos para alcançar um dado objetivo, isto é, em todas as situações que requeiram procedimentos administrativos.

Temos que valorizar as principais funções administrativas, sem elas seria difícil elaborar ações para o atingimento das metas da organização. O planejamento representa a peça chave para o sucesso do negocio, porque nos indica onde estamos e aonde queremos efetivamente chegar. No processo de organização, identificamos aspectos que podem dar um bom direcionamento às ações, mapeando a interação de cada um dentro do processo a fim de alcançar os objetivos propostos. No processo de direção fica muito claro que devemos ter condições de efetuar todas as estratégias propostas, a fim de que possamos chegar a objetivos coerentes com o negócio. No processo de controle, fizemos uma análise sobre o processo de criação de padrões viáveis para o negócio, com a utilização de ações corretivas no desenvolvimento das atividades. Fayol foi o grande cooperador para o desenvolvimento das funções administrativas , identificada como principais funções da humanidade .

Muitas mudanças ocorreram com os conceitos de administração principalmente em 1776, após a invenção da maquina de vapor por James Watt e com a sua consequente aplicação à produção que surgiu uma nova concepção de trabalho, a qual veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social. Essas mudanças, em um período de aproximadamente um século, foram maiores do que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior. É o período chamado de Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado da época. A Revolução Industrial provocou a substituição do precário artesanato das oficinas pela industrialização, preparando o caminho para o aparecimento das modernas empresas e dos desafios de sua administração.

2.2 PATRIMÔNIO

Segundo D’Áuria “a contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções administrativas de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.

Já para Hendaiksen ”a contabilidade é um processo de comunicação e informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.

Um enfatiza o controle patrimonial, o outro evidência a informação. Sobre o patrimônio Padoveze (2000, p.36) diz que “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.

O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados a entidades (Empresas, Organizações, Poder público) e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades.

Os Bens são considerados itens de riqueza, porque se são úteis é possível negociar. Os bens podem ser classificados em Tangíveis e Intangíveis. Tangíveis são bens palpáveis, por exemplo: veículos, móveis e imóveis. Intangíveis são bens não mensuráveis, por exemplo: Marca da empresa e registro de inventos.

Direitos são títulos que representam compromissos que um terceiro assumiu perante a empresa.

Obrigações são dividas que a pessoa ou a empresa tem a pagar a outras pessoas.

Patrimônio Liquido ou Riqueza Liquida, são os recursos que os sócios ou acionistas investiram na empresa acrescidas dos resultados da própria empresa que não foram distribuídos. Pode ser representado pela soma dos subgrupos que compõe o grupo patrimônio liquido no lado direito do balanço patrimonial.

2.3 FONTES DE RECURSOS

Capital Social

Capital social Representa o investimento efetuado na companhia pelos seus proprietários e acionistas, que adquiriram os títulos denominados de ações. Pelas leis brasileiras o valor do capital social é imutável e só sofrerá alterações quando houver a aprovação de aumentos ou diminuições do mesmo. Até 1994 o Capital Social podia ser corrigido monetariamente, mas esse acréscimo era contabilizado em uma conta de reserva de capital, só passando para a conta do capital social quando aprovado o aumento do capital por esse quantum.

Além das ações (se for sociedade anônima), o investimento no capital social pode assumir a forma de cotas (se for uma limitada).

Capital de Terceiros

Este capital corresponde aos investimentos feitos na empresa, com recursos provenientes de terceiros, que se incorporam à empresa. Por exemplo, uma companhia que compra móveis à prazo. O saldo da conta credora representa o capital de terceiros.

Toda entidade, teoricamente, necessita de recursos provenientes de terceiros; inexistente, praticamente, uma que possa dispensá-los em qualquer momento.

Capital de Terceiros, representa os recursos obtidos pela empresa provenientes de pessoas não sócias da mesma: não se formaram na empresa e se constituem em investimentos daqueles que negociaram com a entidade. Por outro lado, Capital Próprio representa tudo aquilo que os sócios ou acionistas da empresa investiram. Portanto, é válido dizer-se que Patrimônio Líquido e Capital Próprio possuem o mesmo significado, pois ambos são a parte excedente entre os bens direitos e as obrigações e representam o que pertence realmente à empresa.

2.4 ANÁLISE DE MERCADO

O termo mercado possui varias definições. Às vezes se refere a um local, às vezes abrange certas áreas específicas.

Sendo assim o mercado representa qualquer lugar onde grupos de pessoas se reúnem para comprar, vender bens e serviços.

A análise da interação entre a oferta e a demanda se fundamenta em três pressuposições básicas: Livre Mercado, maximização de lucro (empresas) e maximização de satisfação (consumidores).

Por Livre mercado entende-se que cada mercado opera livremente, ou seja, não há influencia de forças externas como por exemplo, o governo.

Os empresários objetivam a maximização do lucro. Em determinados momentos as empresas focam outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com