TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESCOLAR ATIVIDADE AVALIATIVA 2

Artigo: GESTÃO ESCOLAR ATIVIDADE AVALIATIVA 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 4

1-Segundo o autor, como surgiu a administração e qual sua função maior atualmente dentro da sociedade? Por volta do ano 1900, Henri Fayol, na França e Walter Rathenau, na Alemanha, consideraram que a administração ou gerenciamento de empresas é uma ciência humana baseada em um grupo de normas e funções feitas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficiente, retorno de forma sustentável, com responsabilidade social. A ciência administrativa pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma entidade social que inclui pessoas e recursos que se relacionam em determinado ambiente, físico ou não, com objetivo comum que seja estabelecido pela empresa. As instituições podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Administrar envolve elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, e exige-se a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. A sociedade atual encontra-se em processo de mudança e não há hierarquias tão rígidas como anteriormente .É necessário considerar as pessoas como sócias para se sentirem motivadas a exercer suas funções visando o bem comum. O centro da sociedade moderna é a instituição administrada. A administração é ferramenta específica para tornar as instituições capazes de gerar resultados satisfatórios.

2-Comente o ponto de vista do autor sobre o trecho a seguir: “Desde o início, há mais de um século, o estudo da organização se baseia em uma premissa: a de que existe ou deve existir uma única forma “Certa” de organização. Essa idéia de que existe um modelo que serve para todas as organizações persiste até hoje”. A idéia de que existe um modelo que serve para todas as organizações é aplicável em alguns casos. Hoje percebemos a mudança em vários setores. Antes havia uma visão vertical, onde o chefe dava as ordens e os subordinados atendiam. Hoje, é preciso considerar outras ideias para atingir um objetivo final. Nas escolas ainda existe um modelo “certo” de organização, mas isso vem mudando. Os resultados sempre dependem das ideias de mais de um sujeito.

3-Qual a definição de trabalhador de conhecimento? Em que ele se difere dos demais no que se refere à gestão / administração de pessoal? Trabalhador de conhecimento é aquele que sabe mais sobre seu trabalho do que qualquer outro integrante da organização. Por exemplo: o gerente de uma loja que faz atendimento a um cliente não sabe tanto quanto o fabricante sobre determinado produto, mas sabe muito sobre atendimento ao cliente e isso pode ser mais importante do que o conhecimento do produto dentro desse contexto. Outro exemplo: o meteorologista que trabalha numa base aérea ocupa um cargo abaixo do comandante da base. Mas o meteorologista possui habilidades para colher informações, a respeito da situação do tempo, que pode impedir o comandante de voar mesmo que este diga que consegue conduzir o voo sem problemas porque o céu está azul. Não é possível administrar pessoas e sim liderá-las.

4-Comente o ponto de vista do autor sobre o cliente potencial e valores dos consumidores e no que sua opinião se diferencia do marketing como é encontrado hoje nas organizações. Cliente em potencial é aquele que ainda não é um grande cliente, mas pode vir a ser e deve ser cativado. A mercadoria oferecida não é tão importante quanto o que o consumidor deseja consumir. O marketing faz despertar o desejo de consumir esta ou aquela mercadoria, independente do consumidor estar precisando do produto. É uma grande ferramenta de apoio às vendas. A pergunta chave não é “Quem é o cliente”?, e sim “O que queremos vender”?

5-Quais os novos paradigmas da administração seguindo Peter Druker? As premissas básicas constituem os paradigmas de uma ciência social e determinam qual será o foco de atenção da disciplina e o que deve ser deixado de lado. Se as premissas estiverem erradas, tudo o que as segue estará errado. Para a administração, as premissas tem mais importância que os paradigmas. O paradigma, ou teoria prevalecente, não exerce impacto sobre o universo natural. Uma disciplina social como a administração trata do comportamento de pessoas e instituições humanas. O universo social não possui “leis naturais” como as que governam as ciências físicas. Este universo está sujeito a mudanças contínuas e isso significa que as premissas que eram válidas ontem podem tornar-se inválidas, ou até mesmo totalmente enganosas num piscar de olhos.

REFERÊNCIA:

DRUKER, Peter – Os Novos Paradigmas da Administração - Texto 3 – na internet http://ambientevirtualdeaprendizagem.estudeadistancia.com/sites/14937- Consultado em 20/10/2013.

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »