TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÉGICA DE ESTOQUES

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO ESTRATÉGICA DE ESTOQUES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/12/2014  •  9.221 Palavras (37 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 37

AVALIAÇÃO DE ESTOQUES (OPERAÇÕES COM MERCADORIAS)

INVENTÁRIOS

Conceito

O inventário é a descrição analítica e específica de todos os elementos patrimoniais. O inventário descreve analiticamente cada um dos componentes do patrimônio.

Classificação dos Inventários

Inventários Contábeis: extraídos dos registros contábeis analíticos.

Inventários Físicos: elaborados através da contagem física.

Operações a Cumprir - Legais e Permanentes

A Legislação do Imposto de Renda exige o registro, em livro próprio, do inventário de mercadorias e matérias-primas existentes na data do levantamento do balanço.

A realização do inventário é exigência de ordem técnica, para que se possam controlar os valores patrimoniais dos valores contabilizados.

INVENTÁRIO PERIÓDICO

No regime do inventário periódico, o estoque final é obtido unicamente pela contagem física dos materiais existentes ao final do período considerado. O valor total do estoque de cada item se obtém pela multiplicação da quantidade existente pelo seu custo de aquisição. Do somatório do valor total do estoque de todos os itens resultará o estoque final.

Contabilização

Através do levantamento físico do estoque obtém-se uma informação extracontábil, que será utilizada juntamente com o valor das compras e do estoque inicial para a apuração do CMV, pelo uso da seguinte fórmula:

CMV = Estoque Inicial + Compras - Devolução de Compras - Estoque Final

Conta Única ou Mista - Utiliza unicamente a conta Mercadorias, que controla o movimento de entradas (débito) e saídas (crédito) de mercadorias, fornecendo ao final do período dados para medir o lucro ou o prejuízo.

Na apuração do resultado bruto ao final do período, o saldo desta conta deve igualar-se ao valor do inventário. Devem-se observar certas particularidades que interferem no lançamento contábil:

1º) Se o saldo da conta Mercadorias, no final do período, é credor, soma-se a ele o valor do inventário final, apurando-se o lucro;

2º) Se o saldo for devedor, com valor menor que o do inventário, é subtraído do valor apurado obtendo-se lucro;

3º) Se o saldo for devedor, mas com valor maior que o do inventário, o valor do inventário é subtraído do saldo, apurando-se prejuízo;

4º) Se o saldo for devedor, com valor igual ao do inventário, a conta Mercadoria não precisa ser regularizada, sendo o resultado bruto nulo.

Conta Desdobrada - Podemos contabilizar todas as operações mercantis abrindo uma conta para cada tipo de operação, ou seja, uma para registrar as Compras, outra para Vendas e uma terceira, normalmente Mercadorias, para o registro do valor do Estoque. O CMV é uma conta de resultado.

A conta Mercadorias permanece intacta durante o exercício, e o seu saldo continuará como valor do estoque de mercadorias encontrado por ocasião do último inventário realizado.

É aconselhável a adoção de outras contas para o registro dos abatimentos, devoluções e impostos incidentes.

Apuração do Custo das Mercadorias Vendidas, influenciada pelos fatos que alteram os valores das compras.

CMV = Est. Inicial + (Compras + Fretes - Compras Canceladas - Descontos Comerc. ou Abatimentos Obtidos) - Estoque Final

Havendo estoque final de mercadorias, será necessário ratear o valor dos fretes e seguros entre a conta CMV e a conta Mercadorias (est. final).

O rateio poderá ser feito com base na seguinte fórmula:

INVENTÁRIO PERMANENTE

Pode ser definido como uma avaliação permanente dos estoques, efetuada juntamente com as entradas e saídas de mercadorias do estoque, havendo, dessa forma, um controle contínuo do mesmo.

No inventário permanente, a empresa sabe, precisamente, qual é o seu estoque de mercadorias a qualquer tempo, daí, apesar de ser mais trabalhoso do que o periódico, ser o mais utilizado pelas médias e grandes empresas.

Contabilização - Nesse sistema temos, preferencialmente que registrar todas as compras diretamente na conta de Mercadorias, porém na venda há necessidade de dois lançamentos, um para registrar a venda e outro para o custo.

Ficha de Controle de Estoques - o controle do estoque de mercadorias pode ser realizado através de uma ficha de controle de estoque, onde registramos todas as movimentações de mercadorias, entradas e saídas, durante um período considerado.

Atribuição de Preços aos Inventários

Preço Específico - Quando é possível fazer-se a determinação do preço específico de cada unidade em estoque.

PEPS ou FIFO - Nesse método, o estoque final é avaliado pelas aquisições mais recente, uma vez que a baixa de saídas por requisições ou por vendas realizadas é feita mais antigas.

UEPS ou LIFO - Utiliza os custos mais recentes para as baixas, tendendo o estoque final a ficar avaliado pelos valores mais antigos. Não é permitido pela legislação do Imposto de Renda, por reduzir o lucro.

Média Ponderada Fixa - Todas as compras ocorridas dentro de determinado mês são lançadas em primeiro lugar, através da média mensal encontrada pela divisão do valor total de mercadorias por sua quantidade. A baixa das quantidades vendidas globalmente no mês é feita pelo custo médio apurado.

A sim como o UEPS, o Fisco não aceita a média ponderada fixa para todo o exercício social da empresa, conforme o Parecer Normativo CST 06/79.

Média Ponderada Móvel - Muitas vezes tratado como o método do custo médio, é um dos preferidos pelos que adotam o regime do inventário permanente. Seu funcionamento se resume no cálculo do custo médio, através da divisão do valor total de mercadorias por sua quantidade.

Custo ou Mercado (o mais baixo) - Durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com