TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Galileu E A Relatividade

Dissertações: Galileu E A Relatividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2013  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

Galileu e a Relatividade

«A filosofia está escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo),que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto.» [1]

Galileu Galilei

Podemos referir este texto como um dos mais importantes da história da ciência. Galileu introduz uma visão do mundo e do Universo plenamente matemática, o que leva a que as suas ideias contradigam o saber tradicional e os poderes instituídos: A ciência aristotélica e a Igreja.

Galileu abandona definitivamente o domínio dos mitos cósmicos e toda a harmonia das esferas aristotélicas, revelando um universo segundo a ordem das demonstrações e a matemática. A sua preocupação é estabelecer a partir da observação e da experiência, relações sólidas para os fenómenos naturais.

Galileu foi uma figura central no desenvolvimento da astronomia, tanto pelas suas contribuições directas, como pelo seu trabalho em física e da relação com a astronomia.

As suas observações foram essenciais para a prova do erro da teoria geocêntrica, deixando ainda os princípios correctos da gravidade e do modo como se movem os objectos na Terra.

Foram variadas as suas contribuições:

 Embora não tenha sido Galileu a inventar o telescópio, foi ele o primeiro a utilizá-lo no estudo dos astros. As suas observações foram de tal modo inovadoras e pertinentes, que muitas das autoridades da igreja se recusavam a olhar pelo telescópio, afirmando que o Demónio era capaz de fazer aparecer qualquer coisa por ele e portanto o melhor era nem olhar.

 Através do telescópio, Galileu observou o Sol, verificando que tinha manchas escuras (manchas solares). Verificou ainda que as manchas moviam-se, indicando que o Sol rodava sobre o seu eixo.

Este facto é contrário à existência do quinto elemento, o éter, substância perfeita e inalterável que constituía os objectos celestes.

 A rotação do Sol vinha ainda dar mais força à ideia da rotação da Terra no seu eixo, segundo a ideia de Copérnico.

 Galileu observou quatro pontos luminosos que mudavam de posições em volta do planeta Júpiter, concluindo que orbitavam em torno deste planeta.

 Estes pontos eram as quatro luas mais brilhantes de Júpiter, conhecidas hoje como luas galileanas.

Estas observações mostravam que existiam novas coisas nos céus que os antigos desconheciam.

 Posso ainda referir o problema das fases de Vénus que segundo as suas observações corroboravam a teoria de Copérnico.

 Demonstrou ainda que os planetas eram discos e não pontos de luz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com