TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glabalização

Casos: Glabalização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTIONÁRIO I – CIÊNCIAS SOCIAIS

1. A sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema.

Considere as afirmativas a seguir:

I – A Sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo de industrialização;

II – A Sociologia surge de um movimento de ruptura com os métodos utilizados pelas ciências naturais e procurou compreender as permanências dos valores feudais na sociedade contemporânea;

III – A Sociologia, surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade;

IV – A Sociologia surgiu como reconhecimento da teologia como força explicativa dos problemas sociais, como a miserabilidade nas áreas urbanas.

Estão corretas as afirmativas:

Resposta A: I e III

2. O renascimento foi um movimento artístico e filosófico vivido pela Europa no sec. XVI. Foi o ambiente no qual Maquiavel escreveu “O Príncipe”, considera obra fundamental para a análise das relações políticas no mundo moderno.

“Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer-te a verdade, passam a faltar-te com a reverência”. (“O Príncipe” de Maquiavel).

A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:

Resposta C: Tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem se restringir a seus respectivos papéis.

3. A Sociologia, constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc. (Martins. “O que é sociologia”. São Paulo: Brasiliense, 1992).

A partir do fragmento anterior, qual a função da Sociologia?

Resposta D: Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas cientificas.

4. “(...) A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”. (Marx, K. e Engels. F. “Manifesto Comunista”. 1848).

A partir da idéia de classe social definida por Karl Marx, pode-se afirmar que:

Resposta C: Na sociedade capitalista, as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a consciência de classe se desenvolve de maneira mais completa, por isso somente os trabalhadores poderão ser agentes de sua emancipação.

5. “Um levantamento inédito do Governo Federal mostra que quase 98% dos casos de assassinato no campo do Pará ocorridos nos últimos dez anos ficaram impunes. Foram analisadas 180 situações, que resultaram em 219 mortes no estado entre 2001 e 2010. Apenas quatro (2,2%) delas, geraram boletins de ocorrência,,, inquéritos policiais, denuncias de promotorias, processos judiciais e, por fim, alguma condenação. Outros três casos chegaram a ser julgados, mas os réus foram absolvidos. O trabalho, desenvolvido pela Ouvidoria Agrária Nacional e Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da Republica, mostra também que a maioria dos assassinatos no campo paraense, (61%) não chega à justiça. Dois em cada dez casos nem foram investigados. O levantamento indica que a maioria das mortes (162) tem relação com disputas por terras e recursos naturais, como madeira. Além do Pará, as ouvidorias analisaram também as mortes ocorridas no campo de mato Grosso e Rondônia. Na zona Rural de Rondônia foram 47 situações, em que 71 pessoas foram mortas. Quase a metade (45%) gerou processos e em apenas 13% delas houve condenação. No Mato Grosso, foram 50 mortes em 31 casos 58% chegaram à justiça, mas 90% continuam impunes. Os dados serão entregues a governadores, Tribunais de Justiça e Ministério Publico de Estados da Amazonia Legal, na tentativa de pressioná-los a acelerar apurações ou julgamento dos crimes”. (...)

A questão social tratada no texto, quando analisada sob a perspectiva de Emile Durkheim (1858/1917), expressa o conceito de:

Resposta A: Anomia

6. “A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção”. (Marx, Karl e Engels, Friedrich. “A ideologia Alemã”. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13).

Com base nessa citação do livro “A Ideologia Alemã”, que trata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com