TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

H E L V É T I C A

Por:   •  28/10/2017  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

H E L V É T I C A

Trabalho realizado por:

Mariana Almeida, 3170450 Design Gráfico e Multimédia pós-laboral

No âmbito da disciplina de Introdução ao Pensamento de Projeto

O filme helvética é uma longa metragem independente de Gary Hustwit sobre design de tipografia gráfica e cultura visual global. Produzido em 2007, como documentário, fala sobre a trajetória da helvética, tipo este que foi criado em 1957 por Max Miedinger e Eduard Hoffman.

Originalmente chamada de Neue Hass Grotesk,” helvética” foi comprada pela Lynotype, teve o seu nome mudado para Helvetica, passando por várias mutações, tornando-se muito mais sonoro e comercial. Motivo da sua grande popularização.

No decorrer do filme, muitos tipógrafos, designers e estudiosos, dão a sua opinião e visão sobre esta fonte, sendo uns a favor e outros contra, equilibrando sempre para deixar que o filme não tenha apenas uma visão parcial, já que o foco é a comemoração dos 50 anos da Helvetica.  Nele são discutidos fatores como modernismo, desenho tipográfico, variações, legibilidade, o uso, a ligação entre as fontes e grandes empresas, o impacto da tipografia, em um anuncio, benefícios e malefícios, banalização, expressividade, entre outros.

O design gráfico é uma estrutura de comunicação através da qual as mensagens chegam até nós. Os designers têm então, uma responsabilidade enorme, colocando as suas conexões nas nossas cabeças. De acordo com Máximo Vignelli, a vida do designer é uma vida de luta, luta contra a fealdade. Para ele, existe uma “doença visual” ao nosso redor, sendo o papel do designer curar essa doença. Atualmente, governos e instituições gostam da Helvetica porque as fazem parecer neutras e eficiente, ao mesmo tempo, humanas, devido á suavidade das letras. Estas são as qualidades que todos querem transmitir, pois assim podem parecer mais acessíveis, transparentes e responsáveis. America Apperel usa a helvética e parece provocativa, já American Airlines usa e parece séria, ou seja, não é apenas pelo peso que usam, ou do espaçamento entre a letra ou ate das cores, mas existe algo nesse tipo que convida esta ampla interpretação. “that´s why we have loved helvética”, Wim Grouwel no filme helvética.[pic 1][pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (88.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com