TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Seguro No Brasil

Monografias: Historia Do Seguro No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Evolução Histórica dos Seguros no Brasil

O surgimento do seguro no Brasil se deu com a vinda da família Real para o Brasil isso no ano de 1808, neste ano surgiu a primeira seguradora que se chamava Companhia de Seguros Boa Fé , com o objetivo de seguros marítimos, sendo ela regulamentada pelas Leis Portuguesas.

Já no ano de 1850 com o surgimento do Código Comercial Brasileiro ( Lei 556 de 25 de junho de 1850 ) é que o seguro no Brasil foi estudado e regulamentado, sendo que a partir desta data começou a surgir inúmeras seguradoras , que passaram a operar não só com seguro marítimo mas também com seguros terrestre.

Já em 1855 foi autorizada a comercialização de seguros de vida o que no código comercial era proibida, a autorização foi conseguido com o argumento que no código só proibia a comercialização de seguros de vida se fossem vinculados ao seguro marítimo.

Em 1862 as empresas de seguros estrangeiras começaram a se interessar pelo mercado brasileiro, assim implantando no Brasil as primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior.

Em 5 de setembro de 1895, foi promulgada a Lei 294 que obrigava as companhias estrangeiras em aplicar suas reservas técnicas no Brasil , já que antes os prêmios cobrados eram transferidos para as matrizes assim gerando uma significativa evasão de divisas.

Nesta época algumas seguradoras estrangeiras não concordaram com a lei e fecharam suas sucursais no Brasil.

O Instituto de Resseguro do Brasil ( IRB Brasil Re) foi criado em 1939 no governo Vargas com a atribuição de exercer o Monopólio , quebrado em 2007. No ano de 1966 foi fundada a SUSEP ( Superintendência de Seguros Privados), para substituir o Departamento Nacional de Seguros Privados , sendo assim o SUSEP o órgão oficial fiscalizador de seguros no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com