TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem Cultura E Sociedade

Exames: Homem Cultura E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

A contribuição da administração para o desenvolvimento das organizações .............4

A visão holística ..........................................................................................................4

Patrimônio liquido ........................................................................................................4

Equação fundamental do patrimônio ...........................................................................4

Contas do patrimônio liquido .......................................................................................5

Efeitos do resultado da equação .................................................................................5

A contribuição do empreendedor para a economia .....................................................6

Empreendedorismo .....................................................................................................6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo estudar os vários aspectos das teorias e pratica aplicadas dentro do contexto empresarial, mostrar a importância da mesma dentro do mundo altamente competitivo.

2 DESENVOLVIMENTO

A administração faz referência ao funcionamento, à estrutura e ao rendimento (ou desempenho) das organizações. A administração pode ser entendida como sendo a disciplina que se encarrega da gestão científica dos recursos e da direção do trabalho humano, enfocada na satisfação de um interesse.

A administração é analisada, por exemplo, pela Teoria das Organizações, dedicada ao estudo sobre a forma como os seres humanos administram os seus recursos (humanos, materiais e não materiais) e interagem com o meio externo para alcançar os seus objetivos.

A visão holística de uma empresa equivale a se ter uma "imagem única", sintética de todos os elementos da empresa, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização (estrutura da empresa, cultura organizacional, qualificação do pessoal, assim como suas interrelações).

A palavra hólos veio do grego e significa inteiro; composto. Segundo o dicionário, holismo é a tendência a sintetizar unidades em totalidades, que se supõe seja própria do universo. Sintetizar é reunir elementos em um todo; compor. Para uma empresa essa visão e extrema importância se um administrador tiver a visão de um todo dentro da empresa será mais fácil ele tomar decisões, pois essa visão possui diferentes ênfases e graus de abstração. Na visão holística podermos sintetizar de perto: Diagnóstico da empresa: avaliação do RH, TI, Fornecedores, Marca, Imagem, Clima e Cultura. (Entender como estão relacionados entre si e dentro da organização), análise do meio externo (perceber a situação - política - social - econômica – cultural), identificação do “núcleo da empresa” (Mapear os pontos fortes e competências primordiais para o negócio) , estabelecimento da missão, reconhecimento dos valores da empresa( identificar o que ela entende como relevante e que define sua maneira de ser),definição das políticas da empresa. A abordagem holística tem como base que a empresa não pode mais ser vista como um conjunto de departamentos que executam atividades isoladas, mas sim como em conjunto único, um sistema aberto em continua interação.Segundo Pierre Weil, (1991), “a abordagem holística propõe uma visão não-fragmentada da realidade onde sensação, sentimento, razão e intuição se equilibram e se reforçam”.

O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representa o PL (Patrimônio Líquido), que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios ou acionistas, baseado no Princípio da Entidade.

Na PL é necessário haver uma igualdade entre o Ativo e o Passivo, o que é denominado de Equação Fundamental do Patrimônio ou Equação Patrimonial. O estado patrimonial poderá apresentar-se de diferentes maneiras na Equação Patrimonial:

• Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido : isto, reflete uma situação de normalidade da empresa;

• Ativo = Patrimônio Líquido → Passivo = 0 (zero):implica na inexistência de obrigações para com terceiros, nesse caso o passivo será igual a zero.

• Ativo = Passivo → Patrimônio Líquido = 0 (zero):reflete a inexistência de capital próprio, o que significa que o ativo da empresa foi todo financiado com recursos de terceiros

• Ativo + Patrimônio Líquido = Passivo

Nessa hipótese a empresa se encontra em estado de insolvência, com um patrimônio líquido negativo, tornando-se indispensável a eliminação do Déficit aumentando o Patrimônio Líquido com a injeção de capital por parte dos seus proprietários. É uma situação conhecida no meio contábil como Passivo a Descoberto.

Lembrando que as contas que compõe o patrimônio liquido e o ativo (bens e direitos) e o passivo (obrigações).

Os efeitos do resultado da equação e primordial dentro do mundo empresarial pois ao final de cada exercício a empresa poder conhecer a sua vida financeira do modo bem fácil se seu balanço foi transferido para a conta “Lucros ou prejuízos acumulados”. Essa informação sobre a formação do resultado do exercício é dada, em sua maior parte, através da demonstração do resultado do exercício, que nada mais é do que uma apresentação das contas de receitas e despesas feitas de modo ordenado. Tal ordenação baseia-se, principalmente, na divisão de receitas e despesas entre operacionais e não operacionais e em sua apresentação na forma indicada pela legislação vigente.

Em contabilidade, capital social representa o investimento efetuado na sociedade pelos seus proprietários e acionistas, que adquiriram os títulos denominados de ações. Pelas leis brasileiras, o valor do capital social é imutável e só sofrerá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com