TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem, Cultura E Sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Homem, Cultura E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 6

Homem, cultura e sociedade

1- O que é empirismo?

O empirismo é uma doutrina filosófica que tem como principal teórico o inglês John Locke (1632-1704), que defende uma corrente a qual chamou de Tabula Rasa. Esta corrente afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.

Entende-se por empírico aquilo que pode ter sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experiências e observações. Teorias não bastam, somente através da experiência, de fatos ocorridos observados, um conhecimento é considerado pelo empirista.

2- O que é iluminismo?

Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.

Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.

3- O que é renascimento?

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

4- O que é Racionalismo?

O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio como uma operação mental, discursiva e lógica que usa uma ou mais proposiçõespara extrair conclusões - se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a ideia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.

O racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins 1 . Tais fins são postulados em nome do interesse coletivo (commonwealth), base do próprio liberalismo e que se torna assim, a base também do racionalismo. O racionalismo, por sua vez, fica na base do planejamento da organização econômica e espacial da reprodução social.

5- A contabilidade na sociedade do conhecimento:

A história da contabilidade está ligada às primeiras necessidades sociais de proteção de suas posses e de interpretação dos fatos ocorridos com o objetivo matéria de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

6- Quais são os fatores de transição do pensamento mitológico para o pensamento pré-socrático?

As viagens marítimas, o surgimento da vida humana, a invenção da escrita alfabética, invenção da política.

7- Qual a diferença entre o estado teológico para o estado metafísico?

No estado teológico em relação ao metafísico, é que no metafísico o homem já tem certeza que já não são mais os deuses os responsáveis pelos os acontecimentos pela a transformação da natureza. Só que também não tem um conhecimento cientifico.

8- Principais características do Renascimento:

Racionalismo – A razão é o único caminho para se chegar ao conhecimento.

Experimentalismo – Todo o conhecimento deverá ser demonstrado racionalmente.

Antropocentrismo - Colocava o homem como a suprema criação de Deus e como o centro do universo.

Glorificação do homem e da natureza humana, em contraposição ao divino e ao sobrenatural.

9- Contabilidade e Sociologia:

A contabilidade se envolve com a sociologia ao passo que esta tem por objetivo o estudo as sociedade capitalista.

Neste sentido, a contabilidade relaciona-se com a sociologia no âmbito de análise dos fenômenos sociais estudados na sociologia das organizações

10- Como surgiu o capitalismo para o Max Weber?

Surgiu da ética capitalista

O espírito do capitalismo segundo Weber, deve ser entendido como uma ética de vida – a dedicação ao trabalho e a metodologia de se adquirir riquezas, de forma incansável, contínua, como um dever moral. A riqueza, não deve ser usada em esbanjamento, mas para gerar mais riqueza: (...) “Tempo é dinheiro;” “dinheiro gera mais dinheiro;” “O bom pagador é dono da bolsa alheia,” ( Máximas de Benjamin Franklin).

11- A) Ação – Entende-se como um comportamento humano.

B) Ação Social – Quando um individuo pratica qualquer ação orientando-se pela ação de outros. Ao estabelecer uma relação significativa, teremos RELAÇÕES SOCIAIS.

12- Como são orientadas e organizadas as ações dos indivíduos na sociedade capitalista?

Pelo o cálculo racional e pela divisão do trabalho da administração burocrática do Estado.

13- Os tipos puros de Ação e de Ação Social:

Tradicional- As fontes motivadoras são os costumes e os hábitos.

Afetiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com