TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informaica

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A Educação é, por excelência, um instrumento crucial para o combate à pobreza, uma vida mais saudável, para sustentar o crescimento económico, bem como para reforçar a democracia e a participação de todos os cidadãos nas agendas nacionais.

Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos uma leitura de livros e de artigos, bem como acesso e análise de relatórios e informações nas bibliotecas públicas de Nampula, na obtenção de uma análise de despesas/receitas publicas de educação nas escolas do ensino básico, deste as províncias, distritos, cidades, vilas, isto é, todas escolas Moçambicanas.

O trabalho constitui - se de introdução, uma breve revisão bibliográfica que trata de conceituação de despesas e receitas publicas de educação em Moçambique, transparências públicas, classificação, tipos de despesas/receitas e sua importância, assim como sua base legal. Na sequência, apresentamos o portal da transparência do governo Moçambicano e as páginas referentes à transparência nas cidades provinciais, vilas e zonas rurais da área pública da educação abordados no trabalho.

Utilizamos como subsídio à elaboração do trabalho, o plano estratégico da educação 2012 – 2016 e outras obras pertinentes de boa consulta, portanto, nos trouxeram conceitos básicos e fundamentais, além de respostas há casos práticos relativos a geração e apropriação da despesa pública da educação Moçambicana.

O estudo das Finanças Públicas consiste na análise dos aspectos económicos e financeiros que permeiam a administração da coisa pública. As funções, o tamanho, ou participação na economia, os gastos, a forma de financiamento dos mesmos e a política fiscal do Estado são alguns objectos desta ciência específica.

A relação desta com outras disciplinas é intensa e constante. O Direito Financeiro, a

Administração Pública e a Contabilidade Pública são, entre outras, as principais áreas de conhecimento por onde as Finanças Públicas transitam.

Análise de despesas/receitas na educação

Despesa pública na educação

É importante distinguir o financiamento dos serviços da educação da prestação propriamente dita desses serviços. Argumentação em favor de financiamento público da educação é relativamente evidente, mas relativa a prestação de serviços da educação pelo governo é menos claro, MINED (2003:10).

Em termos económicos, o financiamento publico da educação baseia se:

 Numa falha de mercado, em particular devido a existência de externalidades positivas nos serviços da educação. Exemplo: alguns dos benefícios sociais descritos anteriormente não seriam identificadas pelo indivíduo (e por isso, o nível de procura de educação seria inferior ao nível socialmente obtido), se a educação fosse deixada a cargo de financiamento privado.

 Na equidade social, pois os pobres podem não ser capazes de suportar os custos do acesso a educação. Por isso, se o financiamento público não for providenciado de modo a melhorar esse acesso haverá grandes disparidades no nível das oportunidades disponíveis para os ricos e pobres, em resultado dos investimentos realizados pelos ricos no seu próprio capital humano.

Em conjunto, estes factos fornecem argumentos fortes para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com