TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatca Para Adiministradores

Monografias: Informatca Para Adiministradores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - MODALIDADE A DISTÂNCIA

A UTILIZAÇÃO DA INFORMATIZAÇÃO PELAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

NOVA SANTA ROSA-PR

2014

CLAUDIA REGINA MOSSMANN MARANGON

GELSON ANTONIO COMARELLA

A UTILIZAÇÃO DA INFORMATIZAÇÃO PELAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Graduação em Administração Pública na disciplina de Ciência Política, da UEM – Universidade Estadual de Maringá, para obtenção de nota parcial em avaliação, na disciplina de INFORMATICA PARA ADMINISTRADORES.

Professores: Dr. Álvaro José Periotto

Dr. Márcio Novéli

NOVA SANTA ROSA

2014

1 CARACTERIZAÇÃO DO ORGÃO

A instituição escolhida é a Escola Municipal Arsênio Heiss, situada na Rua Adilson Bier nº 242, Loteamento Modelo, Jardim Porto Alegre, na Cidade de Toledo-PR. Atualmente a escola tem 39 funcionários – entre professores, cozinheiras e auxiliares de limpeza – a professora Ivete Budtinger da Costa Alves ocupa o cargo de diretora, e a professora Maria de Fátima Cardoso Utzig que ocupa o cargo de coordenadora pedagógica, e se dispôs a responder nossas dúvidas, mostrar as dependências da escola e seu espaço de informática virtual disponível. A escola conta também com a Associação de Pais e Mestres (APM) que tem atuação constante e de suma importância para o bom funcionamento da escola em seu espaço físico.

Como toda instituição a escola municipal tem um objetivo de desenvolver um trabalho voltado para o preparo do educando, quanto ao exercício da cidadania, tendo como base os princípios de liberdade e solidariedade. Partindo sempre da aprendizagem e do conhecimento como meta para a construção da autonomia. Com o objetivo de torná-los sujeitos que, pela consciência crítica no seu próprio projeto de vida e na sociedade possam agir de forma responsável, criativa, cooperativa e inovadora. Este último item, a inovação está ligada ao acesso dos alunos a todos os meios tecnológicos possíveis existentes na escola e fora deles, incluindo suas casas dando um papel importante da família na educação dos filhos, incluindo os pais na participação dos projetos escolares.

2 IDENTIFICAÇAO DOS ELEMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE

A instituição conta hoje com 16 máquinas com entrada de USB, DRIVE DE CD, acesso a internet e sistema LINUX. Esses equipamentos são disponíveis aos alunos, através de aulas de informática, iniciando desde o pré I, através de jogos educativos, desenhos, desenvolvendo a coordenação motora, descobrindo novos mundos através da tela do computador, são estes computadores que fazem com que os alunos tenham seu primeiro contato com todos os meios de informática desde alunos da pré-educaçao através de jogos educativos que os fazem conhecerem a máquina e seus dispositivos, como exemplo a utilização do mouse nos jogos de memória. E em todas as fases do aluno algum dispositivo de software lhes é apresentado, desde o aprendizado da navegação na internet ate formas de formatação e digitação de textos.

Além dessas 16 máquinas a instituição conta ainda, com duas máquinas na sala de planejamento, que são utilizados pelos professores na pesquisa de planejamento educacional visando uma melhor forma de educação e desenvolvimento dos alunos, também é utilizado para alimentar o blogger da escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com