TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informaçoes Assimetricas

Artigo: Informaçoes Assimetricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Artigo  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Informações assimétricas

A Assimetria da Informação é um fenômeno econômico que ocorre quando, em uma negociação, uma parte tem mais e/ou melhor, informações do que a outra, e com isso obtém vantagens na negociação. Ou seja, quando uma informação necessária, para que compradores e vendedores cheguem ao equilíbrio, não está igualmente distribuída entre todos os participantes de mercado.

Existem três premissas básicas que caracterizam a assimetria da informação:

• Seleções adversas: caracterizadas pela falta de informação que conduzem as pessoas a fazerem escolha errada.

• Perigo moral: caracteriza-se pelo comportamento oportunista da pessoa que possui maior informação.

• Exclusão de produtos de boa qualidade: o desconhecimento sobre a qualidade de produtos propicia uma saída dos produtos de qualidade do mercado pela concorrência desleal induzida por outros produtores.

Frequentemente, o vendedor de determinado produto conhece mais a respeito da qualidade do produto do que o comprador. Os trabalhadores geralmente conhecem suas próprias habilidades melhor do que os empregadores. Mostrando assim que cada responsável pelo seu bem respectivo conhece mais a respeito dele e explorando os conceitos sobre o tema, vemos a opinião de Angelo (2005) “Desse modo, podemos definir assimetria de informações como o fenômeno em que um agente ou grupo possui um pacote de informações sobre determinado tema maior ou diferente de um segundo agente ou grupo interessado nessas mesmas informações”. Esse conceito reforça ainda mais a máxima que a assimetria retrata a disparidade das informações entre os detentores destas.

Isso mostra que geralmente uma parte entende mais do produto do que a outra, as Informações Assimétricas explicam a razão de que muitos arranjos institucionais ocorrem na nossa sociedade. Ela explica por que as empresas oferecem garantias para seus próprios produtos, por que empresas e funcionários assinam contratos que incluem incentivos e recompensas e por que acionistas devem monitorar o comportamento dos administradores de empresa. E de acordo com Myers e Majluf, (1984 apud JUNIOR; 1998), “Os investidores uma vez cientes da assimetria informacional, tendem a subvalorizar as novas emissões de títulos por parte da Companhia”. Portanto, estes conceitos evidenciam que o aparecimento desse fenômeno tende a trazer uma instabilidade aos mercados, fazendo com que estes sejam passíveis de produtos e serviços de má qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com