TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Historia Antiga

Por:   •  5/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo Acadêmico

Historia Antiga:

Aula 1 – Introdução à História Antiga

Rodrigo de Castro da Costa*

Palavras chaves: Ignorância, Origem, Mudanças no mundo contemporâneo, Democracia, Liberdade, Cultura, Preconceito, Reflexão , Alteridade .

 

    O presente resumo busca analisar a Aula 1 do livro “História Antiga”. Os autores, ao logo na introdução do capítulo buscam demostrar ao leitor, uma forma clara de como se pode intender à História Antiga. Um dos pressupostos que deixam algumas pessoas com receio em apreender a História é o “preconceito”. Os autores buscar narrar o ensino da historia como se fosse uma viagem no tempo e no espaço.

                                 Estudar a Hitória antiga e empreender uma viagem no tempo

                                        e no espaço. É um encontro com culturas e povos que existiram    

                                        há muito, muito tempo.”

   

    A História Antiga compreende um vasto período da história da humanidade que se inicia com o aparecimento da escrita cuneiforme e vai até a tomada do Império Romano pelos bárbaros. Dessa forma, podemos entender que o estudo da História antiga está relacionado a fazer uma viagem pelo passando procurando sempre analisar os fatos e acontecimentos que marcaram a vida de uma civilização. Como disse o historiador e filosofo italiano Benedetto Croce “toda história é história contemporânea.”

    Partindo desse fato, podemos interpretar que a História faz parte da atualidade. Visto que, sem o estudo da História Antiga não teríamos feitos grandes descobertas das nações antepassadas que nos impressiona. Vivemos em uma sociedade que tem seus valores, suas regras, suas leis, suas instituições, suas crenças, etc...  Tudo isso está relacionado com a cultura que esta sociedade adotou. É importante esclarecer que, o individuo ao nascer já se depara com esse mundo a sua volta. Também é necessário intender que mudanças acontecem rotineiramente em nosso mundo. Isso quer dizer que o ser humano é um ser em constante mudança. Tudo isso influencia o modo de como vivemos em sociedade, tendo um reflexo na educação, saúde e politica. Por isso que “o estudo da história do passado é buscar compreender o nosso próprio futuro”.

    Temos muitos pontos em comum com as civilizações passadas. O trabalho no mundo antigo assume características não muito diversificadas, apesar das várias civilizações (Egito, Mesopotâmia, Pérsia, Grécia e Roma). A rigor, a base das economias desses povos sempre foi à agricultura e na maioria dos casos as terras pertenciam aos reis e os trabalhadores quase sempre eram servos ou escravos. Por isso, conhecer o passado revela a vida subterrânea e muitas vezes, inconsciente do presente. Mas ao mesmo tempo revela seu potencial para a mudança. O conhecimento do passado constitui uma educação reveladora do presente, pois em termos psicológicos, sociais, intelectuais, artísticos e políticos, o passado é formativo do presente, é a base da nossa cultura, é à base de todos nós. Deste modo, estudar a História Antiga é buscar compreender os fundamentos da nossa atualidade. É entrar no reino das possibilidades, no qual as escolhas sociais que ocorrem em cada tempo e lugar são determinantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com