TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Isto E

Monografias: Isto E. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  1.167 Visualizações

Página 1 de 2

Considerando o estudo sobre “Visão de mundo e paradigma educacional”, pode-se afirmar que:

I. A visão de homem, de mundo e de educação que uma determinada sociedade influencia diretamente na atuação do professor em sala de aula.

II. Para um projeto escolar se tornar bem sucedido faz-se necessário que a comunidade escolar reflita sobre que tipo de educação quer oferecer, de quê maneira irá contribuir para a formação de cidadãos e para atuação em qual tipo de sociedade.

III. Em nossa cultura, a aprendizagem deveria estar direcionada não para a reprodução de saberes, e sim para criar, compreender e dar sentido ao conhecimento.

IV. A educação é um diálogo aberto do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o mundo oferecido pela cultura e pelo ambiente.

As afirmativas corretas estão contidas em:

I, II, III e IV

I, II e III apenas

II, III e IV apenas

I, III e IV apenas

II e IV apenas

Ferreira Gullar, intelectual militante em centros populares na década de 60 (1960), diz que “quando se fala em cultura popular, acentua-se a necessidade de pôr a cultura a serviço do povo, isto é, dos interesses afetivos do país” (1965, p. 1). A partir dessa idéia, analise as afirmativas abaixo:

I) A cultura popular não era apenas a cultura que vinha do povo, mas a que se fazia para o povo, para dar-lhes consciência social e política.

II) A cultura popular ligada ao povo é aquela que o obriga a uma opção, que é a de resistir à transformação social.

III) A cultura popular tem um sentido de arte do povo, além de ser uma arte revolucionária, de conscientização para a luta pela transformação social.

São corretas:

II e III

I e III

II, apenas

I, II e III

III, apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com