TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JULHO DE 2013

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

Anonymous

Esses tiveram forte presença no segundo momento de junho de 2013, no Brasil certifica a presença de grupos internacionais do ativismo digital nos protestos. é um grupo formado por vários coletivos, criado nos EUA na primeira década deste século. Ganhou notoriedade em 2008 quando atacou à seita religiosa da Cientologia e ampliou-se globalmente a partir desse episodio. (GOHN, 2014 p. 52)

Ele ganhou atenção da mídia global em 2010 quando realizou um cerco cibernético às empresas que atuaram contra o Wikileaks, site de denúncias criado por Julian Assange. Um destaque desse grupo é que a maioria deles esconde sua identidade, ao contrário de lideranças dos chamados novos movimentos sociais das ultimas décadas do século XX que se firmavam pela explicação e defesa de sua identidade. (GOHN, 2014 p. 52)

A marca do grupo é uma máscara inspirada em Guy Fawkes, um soldado católico que, em 1605 tentou explodir o Parlamento inglês, no levante “Conspiração da Pólvora”. O trabalho deles consistia em invadir as paginas daqueles contra causas populares sobrecarregando o site até retirá-lo do ar, que os Anonymous chamam de invasão. Entre os invadidos estavam ...Bancos, sites governamentais, agências de controle de cartões de crédito, de segurança e principalmente órgãos internacionais. (GOHN, 2014 p. 53)

Registra-se que o movimento teve duas fases – uma pré-primavera Árabe e Occupy, e outra depois. Isso porque em 2011 o movimento assumiu uma cara mais politizada, uma militância política que se aliou ao ativismo da cibercultura. Eles tiveram essa poetura depois que os EUA propôs ao Paypal, Visa e Mastercard o fechamento das contas do WikiLeaks. (GOHN, 2014 p. 53)

No Brasil registra-se a presença de Anonymous desde 2011 quando atacaram e derrubaram um site do Governo Federal. A defesa radical da liberdade de expressão e o acesso livre às informações são bandeiras centrais do movimento. Eles questionam o sistema de representação política e a forma como ocorre esta participação política. Eles realizam um protagonismo virtual, atuam como rede decentralizada – que lhes permite mais agilidade na organização/disseminação dos protestos. (GOHN, 2014 p. 54, 55)

O movimento Anonymous teve grande relevância na disseminação das informações e na articulação da solidariedade ao que era o movimento inicial pela redução das tarifas e contra a Copa. Com o ciclo de violência que passou a imperar no segundo momento das manifestações de junho, o movimento passou a ficar isolado, juntamente com o grupo que passou a dominar a cena dos conflitos: os Black Blocs. (GOHN, 2014 p. 55)

Os Black Blocs

A autora diz que eles estão no centro de debates referentes a violência pós-mobilizações, principalmente quando exposto pela mídia “Envolvido na questão da mudança no sentido das mobilizações pós-junho e no debate ao redor do tema da violência, encontra-se o Black Bloc – movimento ideológico considerado por muitos como anarquistas, criado na Alemanha no inicio dos anos de 1980”. (GOHN, 2014 p. 55, 56)

...Começaram a organizar ações diretas contra a construção de usinas nucleares no interior do país por meio da criação de acampamentos nos terrenos onde as centrais seriam erguidas. Dentre outra forma de protesto ...grupos de jovens ocuparam imóveis vazios para transformá-los em moradias coletivas e centros sociais autônomos. (GOHN, 2014 p. 56)

Diz que a tática dos Black Blocs foi usada pelo participantes do movimento Anarcopunk, ...No Brasil, os anarcopunks têm participantes das camadas médias, universitários. Os Black Blocs representam uma das parcelas dos participantes das manifestações em junho. A presença desse movimento mudou a cena nos vários protestos e manifestações no Brasil. A mídia partiu para a criminalização do movimento, rotulando-os como vândalos, mascarados e outros adjetivos passaram a nominá-los. Uma pesquisa do Datafolha de outubro de 2013 apresentou a aprovação da sociedade. (GOHN, 2014 p. 56)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com