TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Janainasilvabraga

Casos: Janainasilvabraga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

O que siguinifica liderança?

Líder é um indivíduo com capacidade de conduzir pessoas, ou equipes de diferentes personalidades direcionando as mesmas para um objetivo comum.

Essas pessoas com capacidade de liderança têm personalidades que os diferencia, pela sua automotivação, habilidade de comunicão, fácil adaptação entre outras qualidades que define a personalidade do líder.

“Segundo “Chiavenato (2000, p.107)” liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo.” Chiavenato (2000, p.89) ressalta ainda que “liderança é o processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforço para realização de objetivos em uma determinada situação”.

No entanto conclui-se que os lideres, tem sobre as pessoas o poder de influenciar, entusiasmar para desempenhar com eficiência os processos pelo qual leva a empresa ao sucesso.

As diferenças entre líderes e chefes

Em muitas situações organizacionais percebe-se que, alguns gestores confundem liderança com chefia, porém são duas faces totalmente distintas de uma maneira de conduzir pessoas.

De acordo com Tourinho (1981 apud SOBRINHO e ALMEIDA, 2002, p.26): Chefe é alguém que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade oficial ou oficiosa.

Líder é uma pessoa que, graças à própria personalidade e não a qualquer injunção administrativa, dirige um grupo com a colaboração dos seus membros, ou seja, lideres acumula seguidores e admiradores que compartilha boas ideias para satisfação mutuam.

Enquanto o chefe busca o controle enfatizando os resultando na busca da eficiência, um líder tem uma visão holística, e enfatiza os resultados na busca da eficácia.

Um líder transmite confiança, sinceridade e paixão pelo que faz, e sabe o estilo de liderança mais adequado a cada situação.

O grande diferencial entre um líder e um chefe é que o líder, em primeiro lugar, é servo.

O líder age na busca na sinergia, conseguindo identificar em uma equipe, habilidades individuais. Ser líder é conquistar a confiança dos que estão ao seu redor e ser um espelho para a equipe.

O chefe é aquele que manda fazer e pronto, sem pensar nas consequências e sem se preocupar com a equipe.

O líder faz coaching, reuniões, treinamentos... Prefere sempre promover o bem estar da equipe e decidir junto a mandar.

As empresas comandadas por líderes possuem os melhores funcionários e as mentes mais brilhantes porque permitem o autodesenvolvimento do funcionário.

O chefe pensa no presente, em manter seu emprego, cumprir metas enquanto o líder pensa no futuro da organização, e consequentemente será reconhecido pelo trabalho brilhante.

Todos nós temos um pouco de líder e um pouco de chefe, cabe a nós desenvolver o que acharmos melhor para um destaque na organização, por (Mayara Freire2009).

As múltiplas faces da liderança:

Liderança é uma habilidade de gerenciar e Instigar grupos ou pessoas a obter sucesso nos objetivos individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com