TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kroeber e Kluckhohn, Bealse Hoijer

Abstract: Kroeber e Kluckhohn, Bealse Hoijer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Abstract  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  374 Visualizações

Kroeber e Kluckhohn, Bealse Hoijer.

A contribuição de Kroeber e kluckhohn, Bealse e Hoijer para a ampliação do conceito de cultura pode ser relacionada nos seguintes pontos:

1. A cultura, mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações.

2. O homem age de acordo com os seus padrões culturais. Os seus instintos foram parcialmente anulados pelo longo processo evolutivo por que passou.

3. A cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Em vez de modificar para isto o seu aparato biológico, o homem modifica o seu equipamento superorgânico.

4. Em decorrência da afirmação anterior, o homem foi capaz de romper as barreiras das diferenças ambientais e transformar toda a terra em seu hábitat.

5. Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas.

6. Como já era do conhecimento da humanidade, desde o Iluminismo, é este processo de aprendizagem (socialização ou endoculturação, não importa o termo) que determina o seu comportamento e a sua capacidade artística ou profissional.

7. A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Este processo limita ou estimula a ação criativa do indivíduo.

8. Para eles a cultura é bem mais que os materiais, para eles cultura é uma absorção do comportamento e que não deve ser confundida nunca com atos do comportamento ou com os artefatos materiais, como ferramentas, recipientes, obras de arte e demais instrumentos que o homem fabrica e utiliza.

G. M. FOSTER

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com