TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

L&C Construção

Monografias: L&C Construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A construção civil tem apresentado um grande desenvolvimento em todas as suas formas, com aumento de seus ganhos, valorização dos profissionais e ampliação de sua extensão no mercado. Porém como todo setor, deve estar sempre atenta às demandas da sociedade que está inserida, onde as questões ambientais tem ocupado um papel cada vez mais significativo dentro dessa relação. Preocupada com essa evolução e buscando adequar-se neste contexto, demonstraremos como a L&Construção busca atingir esses novos objetivos de organização sustentável e resultados para a companhia. Através do seu gerente Manoel, que sentiu essa necessidade de adequação às práticas sustentáveis, procuraremos tomar ações e traçar estratégias para que os problemas culturais que a construção civil gera ao meio ambiente, sejam minimizados e revertidos de forma positiva para a comunidade, nas esferas de sustentabilidade econômica, ambiental e social.

.

DESAFIO PROFISSIONAL – L&CONSTRUÇÃO

Passo 1

A L&Construção alcançou um patamar de destaque no ramo da construção civil em seu estado. Dentre todas as evoluções que uma grande empresa deve apresentar, está a sua adequação ao uso dos recursos naturais, e a forma de como diminuir o impacto perante o meio ambiente, assim entramos no âmbito da sustentabilidade. Manoel que é o gerente de negócios, objetiva neste momento, melhorar o nível sustentável da companhia, aprimorando práticas e elaborando processos, para que a qualidade dos serviços da empresa não sejaafetada,e realizada com um nível de sustentabilidade satisfatório. Iniciaremos este processo, analisando os principais impactos da construção civil ao meio ambiente, onde dissecando-os, poderemos determinar a busca por soluções. Os reflexos para a região onde a obra é instalada apresentam grandes proporções, como: barragens que são formadas, alteração de áreas por terraplanagem, a forma de realizar o transporte de materiais, até danos que às vezes passam despercebidos como a poeira e o barulho. Estas modificações realizadas retiram o ambiente de seu estado original, causando impactos ambientais, sociais, econômicos e visuais. Apesar da importante contribuição que a indústria da construção civil traz para um país, não podemos desconsiderar que os impactos são igualmente proporcionais, alguns deles:

• Aumento do consumo de água e energia elétrica;

• Geração de resíduos: mais simples como o tijolo e concreto, até mais danosos como tintas e solventes;

• Disposição desses resíduos em locais inadequados;

• Poluição visual ou sonora;

• Desperdício de materiais;

• Alteração na qualidade do ar, entre outros.

As alterações que podem valorizar um determinado local, também podem desvalorizá-lo, se inclusos alguns dos itens citados acima. Neste momento a L&Construção busca soluções com criatividade e conhecimento, para ser referência e criar um ambiente mais harmonioso entre a construção civil e o meio ambiente.

Passo 2

A construção civil é sem dúvida, uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento da economia mundial, importante na criação de empregos diretos e indiretos. Por outro lado há um preço para tudo isso, e quem acaba sendo impactado diretamente é o meio ambiente. Para a L&Construção não é diferente, ainda mais neste momento em que a área para a criação de imóveis encontra-se em um momento de grande ascensão, principalmente pelo forte incentivo federal através dos programas criados pelo governo. O gerente da empresa Manoel e equipe,creem que é possível construir moradias para um padrão de vida menos elevado, sem deixar de lado todas as questões que norteiam o meio ambiente. A busca por materiais sustentáveis e de baixo custo, tornou-se um dos objetivos da companhia, que pretende criar uma arquitetura mais sustentável, aproveitando melhor os elementos naturais e renováveis. A companhia quer neste momento, continuar com seu crescimento econômico e a criação de empregos, mas com uma base de objetivos que possa criar uma relação entre lucro e meio ambiente mais equilibrada.Segue:

Passo 3

Na L&Construção, a busca pela manutenção de seu desenvolvimento econômico e aumento gradual, aliado a preservação do ecossistema, são objetivos traçados para um futuro não muito distante. Para cumprir tais metas, o gerente Manoel não irá poupar esforços e promete mudanças: inovações tecnológicas, novos equipamentos, materiais sustentáveis, sistemas de gestão e mão-de-obra qualificada, são pontos essenciais para a formação desta nova estrutura da companhia. Dentro da abordagem de sustentabilidade ambiental, as empresas caminham para a busca de métodos cada vez mais inovadores, o desenvolvimento e adequação de tecnologias mais limpas tem sido um caminho para isso. Além de preparar os profissionais para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, que gerem ganhos econômicos, ambientais e sociais. Abaixo, algumas ações que direcionarão a empresa para a busca desse novo cenário e sua relação com o meio-ambiente:

Passo 4

É notório que a empresa neste momento, busca uma reformulação na sua organização, princípios e objetivos. Além das melhorias e seus impactos citados anteriormente, não podemos esquecer que a sociedade está inteiramente envolvida e ligada à todas elas, como consumidor final e herança futura de todas as ações sustentáveis que a companhia irá tomar. Uma parte dessas ações cabe a sustentabilidade social, que visa melhorar a qualidade de vida da população, não somente das pessoas menos favorecidas, mas de todos. Um exemplo para demonstrar essa abrangência, é o investimento das empresas para campanhas que visam o desenvolvimento educacional, pessoas educadas socialmente apresentam uma visão mais ampla de todas as questões, inclusive o da consciência ambiental, que requer essa percepção mais apurada. A área da construção civil possui sua responsabilidade nessas ações, com o acelerado processo de urbanização que vivenciamos, muitas vezes o resultado tem consequências desastrosas para a população, à exemplo da condição de moradia. A L&Construção quer fazer sua parte e contribuir para que seja exemplo nessa prática, despertando em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com