TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DE RISCOS

Casos: LEVANTAMENTO DE RISCOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  3.869 Palavras (16 Páginas)  •  1.338 Visualizações

Página 1 de 16

Levantamento e Análise de Riscos Ambientais

Saúde e Segurança Ocupacional

Sumário

INTODUÇÃO 4

OBJETIVO 5

CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS 6

GRUPO I – AGENTES FÍSICOS 6

GRUPO II – AGENTES QUÍMICOS 8

GRUPO III - AGENTES BIOLÓGICOS 9

GRUPO IV - AGENTES ERGONÔMICOS 10

GRUPO V - AGENTES DE ACIDENTES (MECÂNICOS) 11

LEVANTAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS NO SETOR QUANTO AOS EQUIPAMENTOS. 14

PRENSAS 14

Definições 14

Perigos / Riscos 15

Medidas de Proteção / Prevenção 16

ANEXOS: 19

TRANSPORTE COM EMPILHADEIRA 22

Definição 22

Perigos / Riscos 22

Medidas de Proteção / Prevenção 23

Operação com de Ponte Rolante. 30

Definição: 30

Medidas de Proteção / Prevenção 31

CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS LEVANTADOS. 40

Metodologia 40

INTODUÇÃO

A análise de risco possui grande importância na manutenção da segurança durante a execução de atividades produtivas, através dela é possível obter a identificação de cenários onde poderia vir a ocorrer acidentes, a provável frequência com que estes acidentes poderiam acontecer e a gravidade dos acidentes que aconteceriam se medidas preventivas e controles técnicos não sejam implementados. Com base nisto, o presente trabalho apresenta conceitos utilizados para identificar os riscos e eliminá-los, neutralizá-los ou minimizá-los garantindo a segurança e a integridade física dos trabalhadores de uma indústria metalúrgica no segmento automotivo, avaliar a ferramenta utilizada para identificar os riscos das atividades do setor de estamparia desta empresa.

OBJETIVO

Elaborar uma matriz de riscos e perigos associados à SSO, gerados durante o processo conformação de chapas metálicas.

Identificar os principais perigos/riscos à saúde e segurança do trabalhador no processo de conformação de chapas.

Elaborar a matriz de riscos e perigos do processo transformação; Propor melhorias no processo para minimizar riscos e perigos identificados na matriz.

CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS

Os agentes que causam riscos à saúde dos trabalhadores e que costumam estar presente nos locais de trabalho são agrupados em cinco tipos:

- agentes físicos;

- agentes químicos;

- agentes biológicos;

- agentes ergonômicos;

- agentes de acidentes.

Cada um desses tipos de agentes é responsável por diferentes riscos ambientais que podem provocar danos à saúde ocupacional dos servidores. Para elaboração do mapa de riscos, consideram-se os riscos ambientais os seguintes:

GRUPO I – AGENTES FÍSICOS

São considerados agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruídos, vibração, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como, o infra-som e o ultra-som.

• Riscos à saúde

Ruídos: provocam cansaço, irritação, dores de cabeça, diminuição da audição (surdez temporária, surdez definitiva e trauma acústico), aumento da pressão arterial, problemas no aparelho digestivo, taquicardia, perigo de infarto,

Vibrações: cansaço, irritação, dores nos membros, dores na coluna, doença do movimento, artrite, problemas digestivos, lesões ósseas, lesões dos tecidos moles, lesões circulatórias.

Calor ou frio extremos: taquicardia, aumento da pulsação, cansaço, irritação, fadiga térmica, prostração térmica, choque térmico, perturbação das funções digestivas, hipertensão.

Radiações ionizantes: alterações celulares, câncer, fadiga, problemas visuais, acidentes do trabalho.

Radiações não ionizantes: queimaduras, lesões na pele, nos olhos e em outros órgãos. É muito importante saber que a presença de produtos ou agentes no local de trabalho como, por exemplo, radiações infravermelhas, presentes em operações de fornos, de solda oxiacetilênica; ultravioleta, produzida pela solda elétrica; de raios laser podem causar ou agravar problemas visuais (ex. catarata, queimaduras, lesões na pele, etc.). Mas isto não quer dizer que, obrigatoriamente, existe perigo para a saúde, pois depende da combinação de muitas condições como a natureza do produto, a sua oncentração, o tempo e a intensidade que a pessoa fica exposta a eles, por exemplo.

Umidade: doenças do aparelho respiratório, da pele e circulatórias, e traumatismos por quedas.

Pressões anormais: embolia traumática pelo ar, embriaguez das profundidades, intoxicação por oxigênio e gás carbônico, doença descompressiva.

GRUPO II – AGENTES QUÍMICOS

São considerados agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com