TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lalala

Monografias: Lalala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo Original

Dall’Agnol CM, Lima MADS, Ramos DD. Fatores que interferem no acesso de usuários a um ambulatório básico de saúde. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2009;11(3):674-80. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n3/v11n3a27.htm.

Fatores que interferem no acesso de usuários a um ambulatório básico de saúde

Factors that interfere in user access to a basic health care outpatient clinic

Factores que interfieren en el acceso de usuarios a un ambulatorio básico de salud

Clarice Maria Dall’AgnolI, Maria Alice Dias da Silva LimaII, Donatela Dourado RamosIII

I Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF/UFRGS). E-mail: clarice@adufrgs.ufrgs.br

II Enfermeira.Docente da EENF-UFRGS. Doutora em Enfermagem. E-mail: malice@enf.ufrgs.br.

III Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre/RS. E-mail: donatela@sms.prefpoa.com.br.

RESUMO

Pesquisa quantitativa com os objetivos de caracterizar os usuários de um ambulatório básico de saúde de Porto Alegre, RS, e identificar os motivos daqueles procedentes de fora da área de abrangência que os levam a buscar atendimento na área de clínica geral. Mediante análise descritiva simples dos dados, obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas com 520 usuários que aguardavam consulta, verificou-se que a maioria dos respondentes reside em Porto Alegre, embora não pertença à área de abrangência. Entre os motivos da procura por esse ambulatório básico, foram mencionadas a suposta maior proximidade com a moradia, a agilidade na marcação da primeira consulta e reconsulta, a destreza para realização de exames, a boa qualidade do atendimento médico e do atendimento geral do serviço e a facilidade na obtenção de medicamentos e no agendamento de consulta com médico especialista. Os resultados sinalizaram que, havendo flexibilidade na forma organizativa do sistema municipal, os usuários buscam o serviço que melhor lhes convêm, usando critérios de escolha que não se restringem às facilidades de acesso geográfico, mas envolvendo principalmente facilidades de acesso funcional, isto é, vantagens decorrentes do processo de trabalho do serviço de saúde.

Descritores: Acesso aos serviços de saúde; Agendamento de consultas; Sistema de saúde.

ABSTRACT

Quantitative research to characterize the users of a basic health care outpatient clinic in Porto Alegre/RS and to identify why those from outside of the region covered sought care in the field of general medicine. A simple descriptive analysis of the data obtained in semistructured interviews with 520 users who were waiting to be seen found that most of the respondents live in Porto Alegre, although

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com