TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança

Por:   •  6/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

História e Característica da liderança de Jesus

Ao se tratar das principais características de um líder, remete-se quase que de forma lógica à pessoa de Jesus. Em sua época, Jesus foi capaz de influenciar pessoas através de ensinamentos e conscientização, exercendo uma liderança que foi além da mera espiritualidade, sendo capaz de motivar as pessoas de diferentes povos, mediante inspiração baseada em um único propósito.

Ainda, cumpre ressaltar que, para existir uma liderança sólida, se faz necessário uma carreira sólida. Jesus exerceu seu ministério por apenas 3 anos, porém desde adolescente já discorria sobre assuntos pertinentes ao seu ministério à sábios e doutores. Isso demonstra amplo conhecimento daquilo que seria o objeto principal do seu trabalho, com capacidade de enfrentar com tranquilidade o público e profundidade ao exprimir o assunto.

Para exercer a sua liderança Jesus precisava de pessoas com determinadas características à sua volta. Assim, a escolha da equipe chamada biblicamente de discípulos, foi feita de forma esquematizada, momento em que foi observada a vocação de cada um dos escolhidos e as mudanças necessárias em cada um para satisfação do objetivo já posto.  

Um ponto relevante é a imagem transmitida pelo líder. Um líder deve ter a capacidade de reunir e influenciar pessoas, que de boa vontade o seguem. Jesus era sempre seguido por multidões que o cercavam e mesmo assim não se mostrava afoito, enxergando as necessidades dos que estavam à sua volta. Exemplo disso pode ser encontrado na bíblia (Mt, 14 vs.13/23).

Outra característica interessante de Jesus, e que significou um rompimento das tradições da época, está no fato de que ele permitia às pessoas conhece-lo como um igual, sem a necessidade de estigmatização de sua figura para alcançar tal liderança. Ele fazia com que as pessoas tomassem conhecimento de quem realmente era, sem endeusar-se e sem exércitos que o tornassem aceito.

Cabe salientar que Jesus possuía ainda as seguintes características:

  • Total confiança de seus discípulos, de modo que eles eram capazes de escolher segui-lo, deixando seus afazeres e realizando o projeto de Jesus.
  • Preocupava-se com a organização, uma vez que, quando Jesus ordenava, seus discípulos organizavam a multidão em grupos de cem ou de cinquenta. Exemplo disso ocorreu na passagem da multiplicação dos pães e peixes.
  • Liderança a serviço, pois, inúmeras vezes Jesus ensinou os seus discípulos o caminho que deveriam andar, a forma correta de se comportar mediante determinadas situações. Muitas vezes ensinava através de parábolas, o que facilitavam o entendimento por parte do público ouvinte.
  • Capacidade de repartir, reconhecendo a importância do alimento e mostrando a importância de saber compartilhar.
  • Sabia a hora certa de confrontar aqueles que o seguiam, mesmo sendo pessoas intimas, ou com amizade pessoal. O líder segundo modelo de Jesus está sempre confrontando a sua liderança. O alvo é levá-los a fazer uma retrospectiva e uma introspectiva para que possam olhar para traz e para dentro de si.
  • Doava-se às pessoas, viajando longas distancias para atender à pedidos e realizar aquilo que se propôs desde o início de seu ministério. Exemplo disto está na passagem em que Jesus evita que uma mulher seja apedrejada (João 8 :4-9).

Depois de todas essas lições, juntamente com o fato de que as histórias de Jesus eram comentadas por todos os povos da época, se tornando parte da história do mundo atual, ocorreram grandes mudanças no conceito de liderança. James C. Hunter, autor de “O Monge e o Executivo” cita a liderança de Jesus da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com