TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mandato De Segurança

Exames: Mandato De Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

O mandado de segurança é um recurso que pode ser utilizado para resguardar o direito do indivíduo nos casos de direito liquido e certo. Esses casos são os que podem ser comprovados por meio de documentos e que não exijam investigação Quem mais influencia quem? O ambiente, em seus diversos níveis, ou a corporação.

O documentário “The Corporation” traz um estudo detalhado sobre o contexto histórico em que as corporações foram instituídas, modus operandi e suas características. Logo no início do estudo é apresentada a instituição da pessoa jurídica e a personificação da empresa, em contexto de plena expansão industrial. Essa possibilidade foi pleiteada pelos grandes empresários da época, buscando eximir-se das responsabilidades e transformando-se em uma sociedade anônima. A partir desse ponto é analisada a personalidade da corporação, várias questões são levantadas e fica claro que a instituição não é humanizada. Apesar de possuir status de indivíduo a corporação visa apenas ações que maximizem sua eficiência e lucros, sem levar em conta suas consequências para o ambiente e sociedade. Em paralelo, o capítulo do livro texto sobre ambiente organizacional complementa a visão de corporação que o filme mostra. São apresentados os ambientes que envolvem a empresa e seus stakeholders, como a organização reage aos estímulos do meio e suas respostas.

Para garantir sucesso são criadas estratégias em que é incumbido no indivíduo vontades e desejos que não existiam ali, será a necessidade de um produto ou o valor da empresa. Por mais que pareça que somos donos de nossas vontades e decidimos o que queremos, por trás de nossas opções estão às escolhas de grandes corporações. Na visão das corporações somos apenas peões do jogo, a mercê de suas necessidades, o que é uma visão extremamente pautada no determinismo tecnológico. A instituição coorporativa pode ser vista como um psicopata ou um bebê mimado, mas em ambos os casos é preciso que tenha um tutor que avalie os riscos e benefícios de suas ações. A problemática reside na qualidade desse tutor, e em até que ponto ele não estará corrompido na mesma visão egoísta.

Mesmo assumindo que a corporação cria necessidades e situações para manipular o ambiente, é importando perceber que o caminho também pode ser feito inversamente. As relações sociais são reações químicas em busca do equilíbrio, a influência chega ao consumidor e é interpretada antes de ser rebatida. Além disso, por mais poderosa que seja a corporação, não é possível prever e combater fenômenos naturais e sociais de grande magnitude. Por mais opressor e inescrupuloso que seja o sistema corporativista, não é possível incutir sua cultura sem absorver a resposta. Afinal, o grande objetivo da corporação é ser escolhida pelo cliente.

Referências

THE Corporation. Produção de Mark Archbar e Bart Simpson. Canadá: Zeitgeist Films, 2003. 145 minutos. Legendado. Port.

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com