TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações No Brasil Um Movimento Novo

Trabalho Universitário: Manifestações No Brasil Um Movimento Novo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

Manifestações No Brasil Um Movimento Novo

Para entender as manifestações que ocorreram no Brasil nos últimos meses em especial no mês de junho, deve-se analisar o momento que antecede estas manifestações.

A população já há muito tempo vinha se desgastando devido a pesada carga tributária imposta sobre ela. Desgaste este provocado pela má gestão dos recursos advindos da arrecadação tributária que eram e ainda continuam mal distribuídos ou simplesmente desviados dos investimentos que beneficiariam a população de forma geral como: investimento na saúde, educação, em segurança pública como também na mobilidade urbana.

Por outro lado o descaso do governo em ralação aos itens essenciais como: saúde e a educação que não recebem os investimentos necessários para seu bom funcionamento passa a investir na construção dos estádios que receberá a copa do mundo e outros eventos que em nada beneficiará a população. Há quem diga que os investimentos na reforma e reconstrução destes estádios para a copa do mundo trariam consigo também melhoria nos serviços e infraestrutura como o transporte público, mas basta dar uma olhadinha nestas obras que perceberá que isto não está ocorrendo e, diga-se de passagem, que estas obras não ficarão prontas até a copa do mundo sem falar que os gastos já estão quase que no triplo do valor previsto.

Outro fato interessante também de se falar é o caso da crise de representatividade, pois os partidos políticos e os políticos neles afiliados não buscam os interesses do povo e sim seus próprios interesses que é obter o poder e se manter nele sem falar que sua prioridade é atender as necessidades dos investidores de suas campanhas politicas. Escândalos como o MENSALÃO e outros semelhantes que possivelmente terminarão em pizza como muitos outros terminaram, levou a população a não se ver representada por aqueles que elegeram e o problema não está somente em um único partido seja ele de esquerda ou de direita todos não estão buscando representar o povo e sim seus próprios interesses.

Diante destes fatos aqui expostos e de outros não expostos o povo viu o pacto social sendo quebrado e a consequência disto foi o povo na rua. O movimento foi diferente de todos os outros desde as diretas já até o impeachment do Collor. Enquanto estes possuíam lideres e partidos políticos encabeçando o movimento e pautas fixas como: Eleições diretas e Impeachment aquele não possuía nenhum líder ou uma pauta fixa ou seja as pautas eram variadas. A ausência de um líder encabeçando o movimento dificulta a comunicação entre os ditos representantes do povo, mas por outro lado não existe uma figura que pode ser comprada ou corrompida e muito menos perseguida. Isto pode ser bem explicado pelo MOVIMENTO PASSE LIVRE que após se reunir com a presidente deixou as manifestações mesmo que o objetivo deste não foi atingido que é o passe livre estudantil.

Hoje ainda existem resquícios das manifestações, os motivos de elas não terem durado o bastante é devido ao fato da repressão policial aos manifestantes que levou a grande maioria a não sair de casa. A mídia fala quase que o tempo todo no vandalismo e insiste que começa com os manifestantes, mas basta assistir alguns vídeos postados no Youtube que verão a realidade. Policiais infiltrados sempre começavam as agressões o que levava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com