TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Margem de Contribuição

Seminário: Margem de Contribuição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Seminário  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 2

O estudo da Margem de Contribuição, na opinião de Padoveze (1994), é elementofundamental para decisões de curto prazo. Além disso, o cálculo da Margem de contribuição possibilita inúmeras análises objetivando a redução dos custos, bem comopolíticas de incremento de quantidade de vendas e redução dos preços unitários de venda dos produtos ou mercadorias.

Conceito de margem de contribuição merece atenção pois devido ao seu grande poder apoio informativo à tomada de decisões quanto ao mix de produtos ofertados facilitando assim a formação de preço.

A partir dessas informações os gestores examinam a performance do setor, o “mix” dos

produtos vendidos e o impacto dos custos e despesas na rentabilidade dos produtos. Com essas informações os administradores podem tomar decisões mais eficientes e que venham contribuir para a maximização do lucro.

A análise dos relatórios proporcionou diversas informações.No relatório Controle da Margem de Contribuição Unitária verifica-se aMargem de Contribuição em reais (R$) em percentual (%). Esta tabelatem por finalidade indicar o desempenho das empresas lojas Marisa e Guararapes confecções em termos de rentabilidade. Destacaram-se como mais rentáveis o ano de 2011 lojas Marisa (com uma MC de 49,17 %), e lojas Guararapes (com uma MC de 17,87%).

A margem de contribuição nos revela quanto a empresa poderá lucrar por produto vendido, ou seja ambas as empresa tiveram acréscimos nos lucros de um ano para o outro mas a empresas Marisa teve um acréscimo maior em sua rentabilidade no ano de 2011.

Etapa 3

Analisando pela margem percentual as lojas Marisa e Guararapes confecções tiveram seus índices de rentabilidade acima do IPCA nos dois anos avaliados, abaixo segue um quadro onde veremos descriminados esses dados:

Marisa Lojas S/A

Exercícios IPCA Margem em Percentual Performance

2011 6,50% 49,17% 42,17%

2010 5,90% 48,17% 42,27%

Guararapes Confecções S/A

Exercícios IPCA Margem em Percentual Performance

2011 6,50% 17,87% 11,37%

2010 5,90% 17,79% 11,89%

Olhando por esses dados verificamos claramente que ambas empresas estão trabalhando com seu índice de rentabilidade de forma correta, podemos então dizer que as tomadas de decisões com base em margem de contribuição esta sendo feito pois os resultados são identificados.

É notório que os índices praticados pelas empresas estão acima do IPCA, evidencializando a sua lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com