TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematicafinanceira

Casos: Matematicafinanceira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 8

MATEMÁTICA

FINANCEIRA

PROF. RONALDO LUIS LUTZ

«Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusem a aprender, reaprender e voltar a aprender.»

Alvin Toffler, futurologista.

Morte na Empresa

Uma empresa estava em situação muito difícil. As vendas iam mal, os empregados estavam desmotivados, os balanços há meses não saiam do vermelho.

Era preciso fazer algo para reverter esta situação. Ninguém queria assumir nada. Pelo contrário: o pessoal apenas reclamava que as coisas andavam ruins e que não havia perspectiva de progresso na empresa.

Eles achavam que alguém deveria tomar a iniciativa para reverter aquele processo.

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um enorme cartaz, onde estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que impedia o seu crescimento na empresa. Você está convidado para o velório, que acontecerá no pátio da empresa”.

Inicialmente, todos se entristeceram pela morte de alguém, mesmo sem saber quem era, mas depois ficaram curiosos para conhecer aquele que estava bloqueando o crescimento de todos.

A agitação no pátio da empresa foi tão grande que foi preciso chamar a segurança para organizar a fila do velório.

Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação ia aumentando. "Quem será que estava atrapalhando o meu progresso? Ainda bem que esse infeliz morreu!”.

Um a um, os funcionários aproximavam-se do caixão, agitados. Ao olhar o defunto, engoliam em seco, ficando no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma.

O que havia no caixão?

Havia apenas um espelho que refletia a imagem daquele que se aproximava e olhava para dentro do Caixão...

Pense nisso. Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: Você mesmo!

Você é a única pessoa que pode fazer uma revolução em sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.

É dentro do seu coração que você vai encontrar a energia necessária para se tornar o artista de sua própria criação.

Portanto acorde e Sorria!

INTRODUÇÃO

Seja bem-vindo às aulas de Matemática Financeira do Professor RONALDO LUIS LUTZ, esperamos que elas lhes auxiliem a obter uma visão geral a respeito desta disciplina interessante e que lhes facilitem na conquista de pontos importantes para obter o tão sonhado conhecimento, ou mesmo, auxiliem na revisão e aprendizado desta disciplina nos bancos acadêmicos.

O aluno deve reparar que toda disciplina tem uma razão de ser estudada e/ou cobrada e muitas vezes o candidato não entende o porquê de estudar determinada matéria. A Matemática Financeira é utilizada, em sua essência, em nosso dia a dia. Vamos ver como?

Quando um vendedor lhe pergunta:

"- Você quer comprar este televisor à vista por $1000,00 ou a prazo por 5 parcelas de $240,00?”.

E você responde:

"- A prazo, pois prefiro pagar parcelado, ou à vista, pois não gosto de acumular dívidas".

Faltou a você fazer uma melhor análise deste problema financeiro.

Financeiro vem de Finanças, termo este que se refere ao estudo da administração do dinheiro em determinado período de tempo. Sempre que se falar de finanças lembre-se de dinheiro.

Finanças Públicas é uma matéria que estuda a administração do dinheiro público pelo Estado. Ora, mas não é só o Estado que deve bem administrar o seu dinheiro através do estudo financeiro. Nós também devemos fazer o mesmo.

E a Matemática, por que ela tinha que aparecer?

A Matemática, apesar do trauma de alguns estudantes, chega para nos "auxiliar", isto mesmo AUXILIAR através de suas fórmulas e apresentando formas mais fáceis de resolver os problemas financeiros. Portanto, a Matemática Financeira estuda o melhor emprego do dinheiro, utilizando-se de ferramentas matemáticas para auxiliar na escolha da melhor opção de onde investir nossos recursos financeiros.

Algumas definições são interessantes para que o aluno possa se iniciar no estudo da Matemática Financeira:

1.1) JURO

Pode-se definir juro como sendo a remuneração recebida (ou paga) em troca do empréstimo de algum recurso financeiro.

Quando você possui um recurso financeiro que excede as suas necessidades rotineiras, você pode, em geral, adquirir alguns bens anormais ao seu dia a dia (tais como imóveis, veículos, viagens etc.), pode também aplicá-los (ou mesmo emprestá-los). Se você empresta seus recursos financeiros, então, você abriu mão, temporariamente, da disponibilidade deles e em troca desta disponibilidade você receberá o juro.

Sendo assim, podemos dizer que o juro é o aluguel pago (ou recebido) pelo uso de um recurso financeiro, e, portanto, será função do prazo deste aluguel, do valor do recurso alugado e do risco envolvido na transação.

1.2) CAPITAL

Denomina-se capital ou principal o valor monetário que originou a transação. Ou ainda entende-se por capital, qualquer valor expresso em moeda e disponível em determinada época, que um indivíduo tem disponível e concorda em ceder a outro, temporariamente. Aquele que cede é chamado de investidor e aquele que recebe é chamado tomador.

1.3) TAXA DE JURO

Denomina-se taxa de juro, em uma unidade de tempo, ao valor do juro expresso como porcentagem de determinado capital.

Sendo assim teremos:

A taxa de juro de 10% a.d.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com