TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mattelart

Tese: Mattelart. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Tese  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

Nasceu em 8 de janeiro de 1936 em Jodoigne, na Valônia. Sua infância foi marcada pela Segunda Guerra Mundial e do internato religioso subseqüente, onde ele se torna consciente do fenômeno dos movimentos de jovens missionários e católicos ligados aos problemas dos países pobres. Após a conclusão de seus estudos, ele viajou para a Inglaterra para se juntar a uma comunidade de monges secular, deixando-a um ano mais tarde para estudar na Universidade Católica de Lovaina, onde estudou direito e ciências políticas. Posteriormente mudou-se para Paris, onde estudou no Instituto de Estudos da População, que fundou Alfred Sauvy, o pai do conceito de "Terceiro Mundo".

Após a conclusão de seus estudos, recebendo uma nomeação como perito do Vaticano sobre as políticas populacionais, em um momento de interesse em questões demográficas na agenda da Aliança para o Progresso do presidente dos EUA John F. Kennedy, que defendeu a limitação de nascimentos. Em 1962, ele viajou para o Chile, destino escolhido para a sua estabilidade e sua estrutura acadêmica, mas houveram rebeldes contra modelos de planejamento familiar que estavam aplicando fundações como Ford e Rockefeller. Isso o leva a refletir sobre estratégias de comunicação para divulgar a inovação, iniciando a partir dos dados demográficos, uma abordagem progressiva ao estudo da comunicação.

É em 1967, quando cobrado movimentos estudantis de excepcional importância no país, no governo Frei abandona juventude católica. Os protestos, que precedem o Maio francês 68, foram desclassificados do jornal conservador El Mercurio, um dos poderes do país. Esta circunstância leva a Mattelart a desenvolver o seu primeiro estudo no campo da comunicação. Deixe a Universidade Católica para participar na criação de um Centro para o Estudo da Realidade Nacional Jacques Chonchol, que então ministro da Agricultura Salvador Allende. Apesar de não militar em nenhum partido político, é marcado pela revolução cubana, a morte de Che Guevara e do projecto de Allende, que era ativo na tentativa de passar da teoria das idéias ação transformadora de comunicação. No Jornal da realidade nacional, com forte influência do estruturalismo, discute diferentes abordagens para a comunicação sobre a cultura de massa.

Intelectual de prestígio e de grande influência no pensamento latino-americano, sempre comprometido com as lutas por um outro mundo possível. Tornou-se conhecido mundialmente com Para ler o Pato Donald, em mecanismos padrões de pensamento construtivo na imaginação de uma criança, que alcançou um sucesso extraordinário. Escrito em colaboração com Ariel Dorfmann, que se torna um best-seller crítico e que é censurado em os EUA. Logo após a agressão publica a partir do espaço, que surge a partir da crescente percepção de poder transnacional de comunicação em nosso mundo cada vez mais interligado. O foco deste livro é definir uma série de obras que ocorrem à Mattelart para a publicação em 1986 de les Médias Penser (La Découverte, 1986), em que o estudo econômico da comunicação aborda o fenômeno da multinacionais e determinismo tecnológico são núcleos fundamentais. A influência de novas soluções tecnológicas no conjunto das indústrias culturais e da reestruturação global da sociedade estendem à América Latina na Encruzilhada telemática (1983), texto escrito com Hector Schmucler , e também surge Comunicação e transição para o socialismo. O caso de Moçambique (1980) e "lições periférica do mundo para uso em países europeus" ou Televisão: Enjeux sem Fronteiras

Após o golpe militar de Augusto Pinochet, voltou para a França, mas a experiência chilena marcou decisivamente a sua vida e pensamento. Ele tem 37 anos e tem publicado em francês. Inicialmente trabalhando no filme The Spiral (1974) dedicado a trama internacional, que levou à queda de Allende, mas, em seguida, passa por um período difícil ao ser demitido. Professor visitante na Universidade de Paris, é mantido nesta posição por quatro anos. Os conservadores rejeitaram a renovação de seu lugar e denunciaram o aspecto político de sua colaboração com a UNESCO, no período das novas tecnologias de comunicação e informação. Após a chegada de Mitterand houve melhora do corpo docente, o que facilitou o acesso Mattelart para um cargo de professor na Universidade de Paris VIII, onde se concentra acadêmico, com uma presença internacional crescente, especialmente na América Latina e Espanha, onde sua reputação é excelente. Mattelart cientista dirige o comitê Infoamérica .

A obra de Mattelart em torno da comunicação é determinada pela experiência do Chile, com um deslocamento a partir dos dados demográficos do valor percebido de persuasão para difundir idéias de inovação social. Junto com Michèle publica um primeiro emprego: mulheres chilenas na mudança da sociedade. A posição do diário conservador El Mercuriode processos de transformação social para levar seu primeiro trabalho diretamente relacionado à comunicação.

Já nos meios de comunicação de massa. A ideologia da imprensa liberal Mattelart apresenta uma crítica sistemática do americano a "pesquisa de comunicação". Suas referências para as subsidiárias e os efeitos da transnacionalização da cultura que questionaram e outros pagaram mais tarde. Em tecnologia, cultura e comunicação, e Yves Stourdzé, denuncia as enormes lacunas na investigação na França sobre esses campos, e Será que a cultura contra a democracia? O tempo audiovisual transnacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com