TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodogologia

Casos: Metodogologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0 em 0,2 pontos

De acordo com Lakatos e Marconi (1992) a formulação do problema é o primeiro passo da pesquisa científica e ele é diretamente associado ao tema a ser pesquisado. O problema “indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver, passível de ser testado empiricamente (LAKATOS; MARCONI, 1992, p. 126).”

Referência: LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992.

Sobre o problema de pesquisa é correto afirmar:

Resposta Correta:

Corretab.

a) Para formular o problema de pesquisa o pesquisador realiza leituras e/ou entrevistas exploratórias.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Um aluno buscando informações sobre o mercado de refrigerantes leu no artigo dos autores Santos e Azevedo* a seguinte informação:

O padrão de concorrência da indústria de refrigerantes, no entanto, é baseado em diferenciação, no qual os produtos apresentam algumas distinções entre si, acarretando diferentes graus de preferências quanto ao desejo de consumir os refrigerantes. Todavia, há uma alta elasticidade-cruzada entre refrigerantes, significando que, independentemente do sabor, são substitutos entre si. A existência de inúmeros bens substitutos e a não essencialidade do refrigerante à população explica a sua alta elasticidade-preço da demanda, ou seja, sua elevada sensibilidade em relação a alterações de preços.

*SANTOS, Selma Regina Simões e AZEVEDO, Paulo Furquim de. Concorrência no mercado de refrigerantes: impactos das novas embalagens. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2000_E0168.PDF . Acesso em: 26/07/2009.

A partir da leitura ele teve a idéia de desenvolver uma pesquisa junto aos universitários para investigar as restrições e resistências em relação às embalagens de vidro descartáveis (one-way).

Dentre os objetivos abaixo descritos pelo aluno qual deles pode ser considerado correto:

Resposta Selecionada:

Corretab.

Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

Resposta Correta:

Corretab.

Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

Um objetivo de pesquisa deve ser formulado iniciando-se sempre com o verbo no infinitivo, pois indica o que se pretende na pesquisa para obter respostas ao problema formulado. Assim, poderá ser um objetivo para a pesquisa a alternativa: Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

Pergunta 3

0 em 0,2 pontos

Leia o resumo da tese de doutorado sobre as Festas italianas em São Paulo e identifique o problema de pesquisa de Ferreira Júnior (2009):

O registro das festas populares como Patrimônio Imaterial, neste trabalho especificamente as festas de origem italiana na cidade de São Paulo, representa muito mais do que um reconhecimento da importante influência cultural dos imigrantes. A tentativa de reconstruir a história das festas de Nossa Senhora de Casaluce, Nossa Senhora Achiropita, São Vito, São Francisco de Paola e São Gennaro, permitiu descobrir outras questões que não se limitam só a uma descrição ou recuperação de uma tradição. Ao buscar a origem destas festas na Itália, o campo de estudo se alargou, proporcionando uma análise sobre temas muito discutidos hoje como cidadania, identidade, diversidade e multiculturalidade que não só completa a proposta inicial como abre caminhos para uma discussão muito mais ampla do que a princípio se poderia imaginar.

Palavras chave: Desenvolvimento Sustentável. Patrimônio Imaterial. Festas Populares. Imigração italiana. Cidadania. Identidade. Diversidade. Multiculturalidade.

Referencia: FERREIRA JÚNIOR, Silvio Pinto. Festas “italianas” em São Paulo e a Proteção do Patrimônio Imaterial: a identidade de grupo no contexto da diversidade. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Resposta Correta:

Corretad.

a) Por que o reconhecimento das festas populares é importante para os estudos e programas sobre Desenvolvimento Sustentável?

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Um professor de Metodologia estava explicando aos seus alunos o que é um problema de pesquisa (a questão a ser investigada) e a diferença entre problema e problemática. Assim, o professor utilizou-se da seguinte ilustração:

Meu amigo foi convidado para ir à casa dos pais de sua namorada pela primeira vez. Ele queria impressionar a namorada e seus pais, caprichou na imagem...

Toda a família estava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com