TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Av1

Trabalho Escolar: Metodologia Av1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

1-A pesquisa bibliográfica é o passo inicial na construção efetiva de um protocolo de investigação, quer dizer, após a escolha de um assunto é necessário fazer uma revisão bibliográfica do tema apontado.

Escreva dois objetivos de uma pesquisa bibliográfica.

Resposta: facilitar a localização de informações sobre cada referência que será utilizada na

redação de um trabalho; ponto de partida para um processo sistemático de construção do

conhecimento; tem como metas principais buscar novos saberes e/ou embasar ou refutar

algum conhecimento pré-existente; fornecer a base teórica da pesquisa; fornecer

referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses; conhecer as

contribuições culturais e científicas sobre determinado tema.

2-Um Projeto Político Pedagógico tem como meta,segundo o MEC,visar suas ações acadêmicas e de natureza técnica,harmonizar teoria e prática na formação do profissional.Isso porque num mundo globalizado,a inserção do indivíduo torna-se mais universal,necessitando que no seu preparo,haja uma capacitação cada vez mais abrangente na sua profissionalização.

Com base nessa explicação sobre a importância do Projeto Político Pedagógico,desenvolva uma reflexão sobre as duas construções,abaixo,que são essenciais nessa busca da ação transformadora que o Projeto Político Pedagógico traz para a sociedade:

1)Concepção de homem e mundo.

2)Relação entre teoria e prática.

Resposta:

1)Compreender o homem na sua inserção de indivíduo cosmopolita.Cidadão do mundo.Mundo que se transforma por ações tecnológicas,políticas,culturais,etc.

2)A educação profissional ou de formação intelectual,não pode prescindir de uma leitura,e do exercício dos conhecimentos construídos nos centros tecnológicos ou nas instituições de ensino superior,que não estejam voltados para a realidade do mundo da vida. Quando elaboramos um resumo, produzimos uma ANÁLISE TEMÁTICA do texto lido. Este é o momento da compreensão do texto, refazendo as ideias do autor. Registre três tipos de pergunta que o leitor deve fazer para realizar uma boa leitura temática.

3-Quando elaboramos um resumo, produzimos uma ANÁLISE TEMÁTICA do texto lido. Este é o momento da compreensão do texto, refazendo as ideias do autor. Registre três tipos de pergunta que o leitor deve fazer para realizar uma boa leitura temática.

Resposta: Resposta: Qual o tema?; Qual a perspectiva da abordagem?; Como o assunto foi problematizado?; Como o autor responde ao problema?; Que posição assume?;Que ideia defende? O que quer demonstrar? Como o autor comprova sua tese?

4-Imagine que você deseje escrever a história de um bairro da cidade em que mora. Você começa o estudo pelo livro de estatísticas locais para ver que tipo de gente mora ali. Decidiu-se por uma pesquisa qualitativa. Explique esse tipo de pesquisa e diga que tipos de técnicas podem ser utilizados.

Resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com