TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micri E Macroeconiomia

Monografias: Micri E Macroeconiomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado com o intuito de demonstrar ideias claras e objetivas em relação ao campo administrativo, envolvendo os assuntos relacionado a macroeconomia e microeconomia, explorando os efeitos causados e sentidos na economia pela inflação, taxa de juros e taxa de câmbio. Explorar a utilização dos metodos quantitativos na gestão das empresas.Tambem foi exposto o conceito de ética empresarial, abordando a problemitização do consumo exagerado da população e a indução das empresas, bem como as ações sociais realizadas pelas organizações.

1) MICRO E MACROECONOMIA

A inflação, de acordo com a definição de Sandroni ( 1999), é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de compra da moeda. Há basicamente duas causas que originam a inflação: Inflação de custo e inflação de demanda. A inflação de custos esta ligada á oferta, ou seja, o nível de demanda permanece o mesmo mas há aumento nos custos de produção e nos custos para ofertar determinado produto ou serviço. Ja a inflação de demanda refere-se ao excesso de demanda em relação á oferta de bens e serviços de uma economia, ou seja, há uma elevada procura por determinados produtos ( bens ou serviços ) e essa procura é maior do que a oferta dos mesmo, fazendo seus preços se elevarem notóriamente.

Podemos verificar a influência da inflação sobre a economia através da mídia, conforme nos mostra a seguinte reportagem, " Inflação já influencia estilo de vida, fámilias mudam hábitos para aguentarem a pressão dos preços sobre o orçamento. Pelo IBGE, alta chega à media de 6,5% nos ultimos 12 meses".

Conforme demonstra a reportagem acima, a inflação além de influenciar o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas, ela tambem afeta diretamente o estilo de vida das familias, por isso todo cuidado é pouco para que o fantasma da inflação nao volte a atrapalhara saúde economica da nação.

( referencia http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1382520&tit=Inflacao-ja-influencia-estilo-de-vida)

A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação sob controle. Se os juros caem muito, a população tem maior acesso de crédito e consome mais. Este aumento da demanda pode pressionar os preços, caso a industria não esteja preparada para atender essa maior consumo. Por outro lado, se os juros sobem, a autoridade monetária inibe consumo e investimento - que ficam mais caros-, a economia desacelera e evita que os preços subam, ou seja que ocorra a inflação. Por isso a taxa de juro é o principal mecanismo do Banco Central para controlar a inflação, como nos mostra a reportagem a seguir, " A taxa de juros foi o instrumento escolhido pelo governo, pois ela determina o nível de consumo do país, já que a taxa Selic é utilizada nas transações bancárias e, portanto, influencia os juros de todas as operações na economia."

De acordo com a referida reportagem, ficou claro a importância da utilização da Taxa de Juro para controle da inflação e como um referencial para os demais índices financeiros.

( referencia

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/07/10/entenda-como-os-juros-sao-usados-para-controlar-a-inflacao.htm)

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. Esta taxa também influencia diretamente a economia da nação, conforme nos mostra a matéria a seguir: " "A taxa de câmbio é tudo", afirma Samy Dana, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Ele explica que a taxa de câmbio afeta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias primas tem seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos. Além desta presença massiva, há também o fato de que as matérias primas que são negociadas em todo o mundo, como petróleo, milho, soja, arroz, café, por exemplo, tem seus preços determinados em dólar. Ou seja, se há pouca oferta de algum destes produtos, o preço sobe internacionalmente e o supermercado brasileiro, mesmo que não afetado por esta queda na oferta, vai reajustar seus valores também"

Tal reportagem nos mostra que com a globalização, a taxa de cambio influência diretamente na economia do país, não só os grandes industriários, mas a população em geral sente os reflexos das mudanças nessa taxa.

( referencia

http://www.jb.com.br/economia/noticias/2013/04/07/taxa-de-cambio-entenda-o-que-e-e-como-ela-afeta-a-economia-do-pais/

ESTATISTICA:

"A estatistca é um conjunto de métodos adequados para recolher, explorar, descrever e interpretar conjuntos de dados numéricos."

A) Medidas Descritivas: As medidas descritivas exibe um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as suas estatísticas. Uma das ferramentas são as Medidas de Tendência Central, Medidas de Disperção e Técnicas de Amostragens Probabílisticas.

I. Medidas de tendência Central: Lida com dados numéricos que observa as tendências desses conglomerados em torno de um valor central, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

Moda: Corresponde ao resultado obtido pelo maior número de sujeitos, por exemplo:

Registrou-se o numero de pessoas que praticaram atividades fisicas ao longo de doze dias, obtendo-se os seguintes valores:

5 7 6 8 10 7 11 7 12 9 8 6

O número de pessoas que mais praticaram atividades ao longo dos 12 dias é 7, logo a Moda é 7.

Mediana: Corresponde ao ponto numa distribuição em que tanto acima como abaixo existem 50% dos resultados, metade da população terá valores inferiores ou iguais à mediana e metade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com