TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Migração

Trabalho Escolar: Migração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 QUAL O PERFIL MIGRATÓRIO DESTE SÉCULO? 4

2.2 QUAL É A INFLUÊNCIA DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E DOS POLOS EDUCACIONAIS NA MIGRAÇÃO ATUAL? 6

2.3 QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS MIGRATÓRIAS COM BASE NAS DIFERENÇAS REGIONAIS DE RENDA E SALÁRIO? 8

2.4 QUE PAPEL DEVERIA TER O ESTADO FRENTE AOS DESAFIOS MIGRATÓRIOS EM NÍVEL GLOBAL? 9

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Ao fazer uma análise da sociedade, busca-se descobrir e compreender os processos de crescimento e surgimento de determinada cidade ou país, ao analisar o contexto histórico de toda uma sociedade e sendo assim é de grande importância a observação das influências da globalização da economia mundial, ou seja, o processo migratório da atualidade esta relacionada á globalização uma vez que através dos meios de comunicação, se tem a falsa impressão de ter o mundo ao alcance de todos. Assim as pessoas migram para outros lugares em busca de uma melhoria de vida isso também nos faz aprender e a conviver com esse processo de migração e com a diversidade cultural e social iremos analisar os processos de desenvolvimentos migratórios.

A Migração corresponde à mobilidade espacial da população, ou seja, é o ato de trocar de país, de região, de estado ou até de domicílio. Esse fenômeno pode ser desencadeado por uma série de fatores: religiosos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais.

É de fundamental importância observamos que em muitos momentos da história da humanidade observam-se que as migrações internas e externas acontecidas em várias partes do mundo estão relacionadas à busca do homem por melhores condições de vida.

O Brasil é um país de uma grande diversidade cultural e social, que possibilita o aumento das relações sociais. A globalização traz uma grande influência e um grande impacto de desenvolvimento no mercado de trabalho em relação às diferenças regionais de renda e trabalho as pessoas buscam uma forma de ter uma vida melhor e saem em busca de oportunidades de sobrevivência e crescimento pessoa e profissional. Porem um dos maiores desafios em nível de migração, como auxiliar o crescimento regional, tecnológico do país neste século marcado pela força da globalização; podem gerar um novo perfil para a imigração as novas expectativas na qualidade de vida do imigrante, os desafios e as dificuldades e desigualdades encontradas nesta jornada imigratória.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUAL O PERFIL MIGRATÓRIO DESTE SÉCULO?

Atualmente, observa-se que no século XXI, a migração conta com a influência dos avanços da tecnologia, da globalização em si e de melhorias nas ofertas de trabalho que facilitam e direcionam as perspectivas do migrante em questões com salário e renda.

A globalização da economia guarda profundas relações com as migrações humanas, em especial com a questão da migração internacional, situação corriqueira em um mundo que a evolução da tecnologia faz aparentar menor e mais acessível.

Percebe-se então que o perfil migratório deste século se baseia na globalização que impulsiona o migrante a novos horizontes e a oportunidades, em um mundo globalizado vivemos presos ao consumo, o mercado estimula esse consumo e cria novas expectativas de vida e isso significa um aumento inevitável da migração que segue o contexto da globalização, isso pode ser um ponto bastante positivo. O que não nega as perdas e dificuldades reais ocasionadas pela migração, mas enfatiza que estas podem ser muitas vezes amenizadas com ações especifica.

Observa se com atenção a causa da motivação de muitos cidadãos migrarem para outros países ou regiões mais desenvolvidas dentro de seus próprios países, em busca de melhores condições de vida, ocasionando uma disparidade entre os países. Dados lançados pela ONU, afirma que nas últimas décadas de 1960 á 2000, o número de pessoas que residiam num país diferente do que nasceu passou de 76 para 175 milhões, então nos baseando nestes dados vemos que o problema não estar apenas em um país, mas sim no mundo.

Da mesma forma aqui no Brasil umas das problemáticas existentes ainda hoje é o fluxo migratório das populações do Nordeste para os grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, onde existem os polos indústrias, as maiorias dos trabalhadores que fazem este tipo de migração vão a buscam de uma vida melhor pois as suas regiões de origem não há oferta de emprego e condições de vida digna e satisfatória para todos, a base econômica de tais regiões é a agricultura, como frequentemente ocorrem os fenômenos das secas havendo a escassez da produção, daí a necessidade desses trabalhadores procurarem empregos para garantir a sua sobrevivência.

Os migrantes além de ter que viver com baixos salários, pois não tem escolaridade, trabalhar em serviços pesados quando conseguem emprego e ainda são descriminados pelos os sulistas por serem nordestinos.

No Brasil, os aspectos econômicos sempre impulsionaram as migrações internas, o modelo de produção capitalista criou espaços privilegiados para a instalação de indústrias no território brasileiro, fato que promoveu a centralização das atividades industriais na Região Sudeste. Como consequência desse processo, milhares de brasileiros de todas as regiões se deslocaram para as cidades do Sudeste, principalmente para São Paulo.

A Região Sudeste que, historicamente, recebeu o maior número de migrantes, tem apresentado declínio na migração, consequência da estagnação econômica e do aumento do desemprego na região. Nesse sentido, ocorreu uma mudança no cenário nacional dos fluxos migratórios, onde a Região Centro-Oeste passou a ser o principal destino.

Com o desenvolvimento acelerado da economia, os empregos e as ocupações se multiplicam, e a esperança dos migrantes podia, muitas vezes, se transformar em realidade. Mas desigualdades sociais que historicamente marcam o Brasil, no entanto, não deixaram de funcionar, também nesse período, como obstáculos para muitos imigrantes. Atualmente, o mercado de trabalho está mais rígido, exigindo mais qualificação e treinamento, excluindo, por isso, parte da população migrante.

No que se refere a todos os problemas de adaptação, discriminação e até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com