TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Migrações

Resenha: Migrações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Resenha  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Com os elevados níveis de crescimento natural nas cidades, um contato permanente com os estilos em vários outros países mais prósperos faz com que gere a migração internacional. Não há mais espaço, para onde mudar? Diante disso as pessoas mudam, fazendo surgir bairros miseráveis, aglomerações, há uma invasão do campo para a cidade a procura de melhores condições de vida. A migração não é importante apenas para as pessoas que trocam de local de domicílio. Ela também influencia de maneira decisiva em muitos outros aspectos como: no desenvolvimento de cidades regiões e países, no crescimento das populações das cidades, na troca de conhecimento e tecnologias entre os povos, no mercado de trabalho de uma maneira geral, portanto assim como as pessoas se modificam quando mudam de cidade, as cidades, regiões e países também se modificam de tal forma que algumas passam a ter um novo perfil diante da presença transformadora dos imigrantes. Atualmente o mais importante fator que contribui para migração são as desigualdades regionais e o desemprego que provoca o êxodo tanto da zona rural quanto de cidade para cidade. a busca por trabalho faz com que muitos desempregados saiam de seus locais de origem para buscar melhores condições de renda.

A busca de melhores oportunidades de vida e por melhores salários levam a uma ampliação da quantidade de pessoas se deslocando para países mais desenvolvidos o que tem gerado conflitos como as barreiras impostas pelos países europeus e os Estados Unidos para os imigrantes estrangeiros.

Atualmente a migração internacional apresenta uma complexidade que engloba a área econômica, política, cultural, ética e social. De uma maneira geral a realidade dos imigrantes, que buscam por melhores condições de emprego, salário e renda não é bem vinda em países mais desenvolvidos. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e seletivo o que exige uma qualificação profissional que muitos imigrantes não possui.

Muitos nordestinos que se deslocam para o Sudeste do Brasil fazem o trajeto de volta, pois não conseguem se estabelecer nas grandes metrópolis. Em pleno século XXI um dos desafios do mundo globalizado é a geração de empregos para a população das cidades e a garantia da fixação do homem no campo para que se possa evitar o êxodo rural.

É preciso reconhecer que a não-migração também é associada à pobreza, à miséria, à violência e a todas as formas de exploração comumente relacionadas com a migração – muitas vezes de modo ainda mais exacerbado. (Martine, George)

busca por melhores condições de vida, nas grandes metrópoles, causando a desigualdade social pelas condições subumanas dos trabalhadores.

O perfil migratório hoje, tanto interno como externo esta inserido, no envolvimento da economia, com seu crescimento no âmbito internacional. A influência da tecnologia trouxe transformação ao mundo, mas ao mesmo tempo desemprego.

O papel do estado seria empreender ações mais eficazes no processo migração, amenizando o processo negativo.

Em matéria de política de migração a globalização fará cada vez mais necessária a transação de controle migratório.

Esta tecnologia causa impactos, estimula, muda a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com