TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de emprego tradicional

Projeto de pesquisa: Modelo de emprego tradicional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 DESENVOLVIMENTO DAS QUESTÕES PROPOSTAS 5

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho fala da forma como o modelo tradicional de emprego vem perdendo espaço nas grandes empresas para os freelances, procurando mostrar como esse tipo de organização se diferencia das chamadas burocráticas, as vantagens, desvantagens e consequências do mesmo em relação ao trabalhador e se positivas ou negativas.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os primórdios o homem tem suas necessidades, como a de estar inserido em sociedade, de se comunicar e participar de organizações. Organizações estas que precisam ser administradas, pois somente através de uma boa administração elas conseguem ter um excelente desempenho. Surge assim a administração das empresas sofrendo inúmeras influências como de filósofos, da igreja católica, de organizações militares e da revolução industrial.

Processos como a revolução industrial mudaram completamente as formas de produção que a partir daí passam a serem em massa, e com o mercado passando a exigir cada vez mais, pensadores foram revolucionando a administração das empresas através de teorias que passaram do ponto de vista cientifico para o da critica social, criando organizações que além de visarem o lucro tinham como princípios fundamentais o da eficiência e eficácia, sem os quais não existe desenvolvimento e se há um objetivo partilhado pelas empresas atuais esse é o desenvolvimento econômico.

Nesse contexto de concorrência acirrada e de um mundo em constantes mudanças, as perspectivas são de que as organizações sejam cada vez mais flexíveis e tenham capacidade para se modificarem e adaptarem, assim como exijam pessoas altamente especializadas e competências diversas. Competências essas podem ser percebidas nos freelances que apresentam mão de obra qualificada, vasto conhecimento em diversas áreas e acima de tudo grande produtividade em menos tempo e com um menor custo.

3 DESENVOLVIMENTO DA QUESTOES PROPOSTAS

3.1- SEGUEM ABAIXO A RESOLUÇAO DAS QUESTOES PROPOSTAS

3.1.1. As chamadas organizações burocráticas possuem um sistema com muita padronização, tarefas rotineiras, regras, regulamentos muito formalizados, autoridade centralizada, onde é vedada a liberdade de iniciativa. Nelas a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica. A burocracia busca amenizar as consequências dos fatores externos que influenciam a organização, harmonizar a participação dos colaboradores e controlar as atividades para se atingir os objetivos através da competência e eficiência.

Já organizações como a IBM entre tantas outras, mostram como o modelo tradicional de emprego começa a perder espaço nas empresas desde 2011. Elas apresentam certa flexibilidade quanto à estrutura e possuem uma organização interna capaz de suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais, demostrando uma lenta mudança na relação entre empregados e empregadores. Sem uma força de trabalho fixa, fica mais fácil e mais barato a criação e execução de novos projetos, podendo assim apresentar resultados mais precisos e em menor tempo.

3.1.2. As empresas da atualidade vêem a necessidade de uma maior flexibilidade para acompanhar o mercado, por isso adotam novos modelos de gestão. Vemos que o Google e o Facebook apresentam modelos onde pessoas são consideradas não apenas como meros recursos e sim parceiros importantes para se alcançar objetivos e metas, acreditando que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos.

3.1.3. Para a construção dos sentidos de um texto faz se necessário o uso de recursos argumentativos como citação de dados estatísticos (percentuais), voz de autoridade entre outros, para dar mais credibilidade ao texto. Nas alternativas “a” “b” “c” percebemos o uso de dados concretos e a citação de uma empresa mundialmente conhecida (IBM), já em “d” e “e” temos o uso de dados estatísticos (percentuais), citação de expressão entre aspas de uma pessoa que possui um cargo importante, o seu nome, cargo, e a empresa onde trabalha.

3.1.4. Cada vez fica mais comum à contratação de trabalhadores temporários para suprir a demanda das empresas em certos períodos como para substituição de empregados regulares ou permanentes em caso de férias, licença maternidade ou o afastamento por outros motivos de saúde. Para os trabalhadores vale a pena ingressar nesse tipo de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com