TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Ambientalista

Casos: Movimento Ambientalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde consiste em um heterogêneo feixe de correntes de pensamento e movimentos sociais que têm na defesa do meio ambiente sua principal preocupação, reivindicando medidas de proteção ambiental e, sobretudo uma ampla mudança nos hábitos e valores da sociedade de modo a estabelecer um paradigma de vida sustentável. Na década de 1960 surge uma chamada revolução ambiental norte-americana, onde cresce uma preocupação da população com os problemas ambientais. O livro que estava na cabeceira dessa nova geração era Primavera Silenciosa, lançado em 1962 por outra americana, a bióloga marinha Rachel Carson. Nele, ela provava que pesticidas e inseticidas antes considerados uma solução milagrosa para a agricultura, estavam envenenando todo o meio ambiente, solo, águas e animais. Com um texto apaixonado, ela argumentava que, com a morte dos insetos por causa da intoxicação da água, as aves não teriam mais alimento e também morreriam.

Em 1971, surgiram os dois primeiros grandes grupos ambientalistas civis, o Greenpeace e o Friends of Earth. No ano seguinte, a Organização das Nações Unidas realizou, em Estocolmo, na Suécia, a primeira grande reunião intergovernamental para discutir o assunto. No fim da Conferência sobre o Desenvolvimento Humano surgiu o Programa de Meio Ambiente da ONU, e 113 nações se comprometeram a resolver seus problemas locais - a Suécia, por exemplo, começou a agir contra a chuva ácida e o Japão iniciou um programa de despoluição de sua costa.

No decorrer da década de 70, alguns grupos ambientalistas começaram a se dividir em facções. As menos radicais defendiam a exploração dos recursos com bom senso, para que eles não acabem tão cedo. Os ecologistas mais radicais se inspiram no livro Gaia, publicado em 1979 pelo ex-cientista da NASA (a agência espacial americana) James Lovelock, que descreve o planeta como um organismo único, em que cada ser vivo é tão importante quanto qualquer outro. Foi também nesse ano que a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos realizou o primeiro estudo consistente sobre o aquecimento global, o assunto que se tornaria a maior obsessão de organizações não governamentais e governos a partir da década de 90.

Nos anos 80, a ecologia entrou de vez para a política. Surgiram os principais partidos verdes do mundo. O primeiro deles foi o alemão, criado em 1980, que ficou famoso por sua luta contra as usinas nucleares. Foi também nessa década que os grupos civis começaram a ganhar estrutura de grandes empresas multinacionais. Nos Estados Unidos, as doações para entidades em defesa do verde e dos animais alcançaram 6,4 bilhões de dólares em 2001. O Greenpeace, a mais famosa organização, com 2,8 milhões de sócios, gastou, em 1999, 250 mil dólares na compra de ações da Shell - e, assim, tornou-se sócia de uma de suas maiores inimigas.

MOVIMENTO AMBIENTALISTA NO BRASIL

No Brasil essa constituição do ambientalismo se situa nos anos 70, quando começam a configurarem-se propostas provenientes do Estado e da sociedade civil. No final dos anos 80 e em 1990 o ambientalismo brasileiro marca uma mudança, pois o movimento que se interessava por problemas ecológicos não se vinculava ao tema do desenvolvimento socioeconômico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com