TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento De Reconceituação

Exames: Movimento De Reconceituação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

Movimento de reconceituação do serviço social

Serviço social surgiu através da ação social e através da igreja católica , as primeiras escolas foram fundadas por grupos cristões que buscavam o preparo para o exercício remunerado criando projetos que foram implantados com apoios de instituições públicas.O movimento de reconceituação, foi movido pelos impactos das teorias e tentativas de prática desenvolvimentista , sua teoria era frágil quanto à compreensão da dinâmica social, das relações de classe, dos grupos sociais e das instituições.

A profissão do Serviço Social se firma no Brasil, mas este trabalho favorece a classe burguesa numa sociedade onde impera o capitalismo fazendo com que surjam pessoas que possam trabalhar a favor das classes dominantes para que classe menos favorecida sinta-se amparada.

Nos eventos de Teresópolis e Araxá podem ser considerados a tentativa de adequar o Serviço Social às tendências políticas que a ditadura tornou dominante . O documento de Araxá, como ficou conhecido, foi elaborado por 38 Assistentes Sociais,que discute a prática profissional voltada para a prestação de serviços diretos e para a política e o planejamento . Já em Teresópolis a ditadura exigia que o profissional fosse preparado para atuar nas instituições que foram adaptadas ao projeto da autocracia burguesa .

Os documentos de Araxá e Teresópolis não buscavam uma nova organização para a sociedade e sim auxiliar o Assistente Social para responder às demandas do regime ditatorial , marcando essa aproximação estrutural-funcionalista – a manutenção de valores tradicionalistas, como os neotomistas, associadas aos procedimentos positivistas, recuperados da influência americana na profissão.

Em 78 aconteceu o encontro de Sumaré que objetivou a cientificidade do Serviço Social . Este encontro registra o deslocamento da perspectiva modernizadora da arena central do debate e da polêmica e a disputa de espaços e hegemonia com ressonância nos foros de discussão, organização e divulgação da categoria profissional. O desafio foi discutir a construção do objeto do Serviço Social mediante um enfoque dialético : a ciência e o modo de produção das formações sociais e das conjunturas políticas.

Autores identificam cinco enfoques diferentes no movimento de reconceituação : Científico, técnico-metodológico, ideológico-político, ciência do cotidiano e luta pela profissionalização . Esses componentes são considerados interfaces do movimento que surge como resultado da incidência acompanhando a sociedade na luta pelos seus direitos.

A relação teoria/prática , enfatizada pelo movimento, é também um dos seus marcantes resultados. A construção da teoria e da práxis do Serviço Social constitui-se no seu próprio movimento existencial .

A prática é formulada como um "processo de trabalho", como uma atividade em torno da "questão social", definida como um objeto do serviço social. A reforma tem contribuído para que as análises da realidade sejam mais críticas entre as análises e o cotidiano da profissão buscando o compromisso com a classe trabalhadora, através do aprimoramento intelectual, baseada na qualificação acadêmica e alicerçada na concepção teórico-metodológicas crítica e sólida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com