TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Artigos Científicos: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Territorial de educação profissional do extremo Sul – CETEPES

Henrique Fernando Santos da Silva

Movimentos sociais hoje: Pelos Direito Humanos

Teixeira de Freitas – BA

Setembro / 2013

HENRIQUE FERNANDO SANTOS DA SILVA

Movimentos sociais hoje: Pelos Direito Humanos

Trabalho apresentado à disciplina de História da Prof.ª Lucia, para obtenção parcial de nota relativa II unidade, do curso técnico de enfermagem, do CETEPES.

Teixeira de Freitas – BA

Setembro / 2013

Introdução

Os movimentos sociais demonstram suas inquietações pelas contradições econômicas e sociais da sociedade brasileira. Cada movimento social no Brasil possui uma forte tendência ao marxismo quando vinculado ao espaço urbano e rural. No urbano a luta por mais creches, escolas públicas e moradias, por melhoria na saúde e no saneamento básico. Na zona rural expressa-se pelos movimentos dos boias-frias, de posseiros, dos sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários. Cada qual com sua reivindicação, todos demonstram suas inquietações pelas contradições econômicas e sociais da sociedade brasileira.

Movimentos sociais hoje

Nos últimos anos muito se ouve falar de movimentos sociais. Mas o que sãomovimentos sociais? Podemos dizer que os movimentos sociais sempre estiveram presentes na nossa sociedade, daí termos que compreende los como um fenômeno essencial. Isso por que são resultados de um conflito, que tem por objetivo gerar mudanças sociais. Um movimento social é fruto de um conflito por que determinado grupo ao não concordar com determinada situação buscam formas de resolver essa situação; daí por que o conflito é o elemento gerador dos movimentos sociais.

Mas para que um movimento social, de fato, se estabeleça, é necessário planejamento, faz-senecessário um projeto e acima de tudo organização, que é base para o sucesso dos movimentos sociais.Um movimento social tem uma relação conflituosa com o ESTADO isso porque enquanto que o movimento social deseja mudanças, modificações, o Estado por sua vez,deseja manter a ordem das coisas ou o seu status quo.A cada dia surgem novos movimentos sociais por que vivemos numa sociedade de desiguais e como o Estado não atende plenamente a necessidade dos cidadãos, faz-senecessário o surgimento desses movimentos.Hoje os movimentos sociais se apresentam com novos contornos e formatos, formados por sujeitos mais participativos, mais atuantes, cônscios de seus direitos.

ONG’S – organizações formais, privadas, com um diferencial, utilizam fins públicos para a realização de suas atividades, se declaram sem fins lucrativos, são autogovernadas e contam com alguns voluntários cujo objetivo é realizar intervenções decaráter educacional, político, assistencial e assessoria técnica para indivíduos ou populaçõesEm determinado momento da sociedade pode se dizer que as ong’s foram a existência possível dos movimentos sociais no tempo da ditadura Ambos se identificam enquanto movimentos que mobilizam, articulam e reúnem os sujeitos, visando ou não o enfrentamento das questões acirradas com o neo liberalismo.

Eles encontram nas ONGs e nos movimentos sociais, um instrumento capaz de atender as suas necessidades e reivindicações, sejam elas individuais ou coletivas Atualmente ONG’s e movimentos sociais ocupam relevante espaço na Sociedade Civil sendo mecanismos importantes para que os sujeitos sociais possam se expressar e lutar por melhores condições de vida, assim sendo, ambos são formas de ações coletivas,dotados de contradições, mas de fundamental importância

Movimento Humanos Direitos

O Movimento Humanos Direitos (MHuD), tem desenvolvido uma série de atividades em prol da paz e dos direitos humanos. Ele tem um olhar especialmente voltado para os problemas do trabalho escravo, dos abusos praticados contra crianças e adolescentes, as questões dos quilombolas, do meio ambiente e dos povos indígenas.

Filosofia

Para cumprir seu propósito, o Movimento Humanos Direitos atua por meio de execução direta de projetos, programas ou planos de ações.

A administração da entidade é feita através do presidente, do vice-presidente, do diretor-financeiro, do primeiro e segundo secretários, do conselho fiscal e do conselho consultivo. E o seu funcionamento é regido por decisões em colegiado, tomadas em reuniões semanais. O Movimento Humanos Direitos quer contribuir com a sociedade, cooperando com outras organizações já existentes para ampliar a visibilidade sobre os crimes cometidos contra os direitos humanos no Brasil e no mundo.

É nosso propósito atuar na divulgação das causas sociais, participando de debates e atos públicos. O Movimento acredita que só o envolvimento popular, a reflexão, o diálogo e o debate, podem promover mudanças para o aprimoramento de uma consciência cidadã.

Metas

O Movimento Humano Direitos (MHuD) decidiu por quatro ações prioritárias. Apoiar e implementar ações:

Pela erradicação do trabalho escravo;

Pela erradicação da exploração sexual infantil;

Em favor da demarcação das terras indígenas e das áreas dos quilombolas;

Em favor de ações socio-ambientais.

História

A entidade foi fundada após um e-mail que o ator Marcos Winter, em 5 de dezembro de 2002, enviou ao padre Ricardo Rezende Figueira. Nele, Marcos, considerava que todo artista tinha uma responsabilidade social. E perguntava se não seria interessante criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com