TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Trabalho Escolar: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 9

Desde logo é preciso

INTRODUÇÃO:

demarcar nosso entendimento sobre o que são movimentos sociais. Nós os encaramos como ações sociais coletivas de caráter sócio político e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e

expressar suas demandas (cf. Gohn, 2008).

Os movimentos realizam diagnósticos sobre a realidade social e constroem propostas. Eles podem defender e reivindicar sobre diversos aspectos e diversas formas.

No país são conhecidas várias lutas que os movimentos sociais vem travando através dos anos, urbanas ou rurais, essas reivindicações são mobilizadas pela constatação de injustiças e de negligência dos direitos dos cidadãos.

As passeatas, manifestações em praças públicas, difusões de mensagens via internet, ocupação de prédios públicos, greves, marchas entre outros, são características de ações de um movimento social.

I - Movimentos Sociais

A soberania popular é o principio regulador da forma democrática: a participação é concebida como um fenômeno que se desenvolve tanto na sociedade civil em especial entre os movimentos sociais e as organizações autônomas da sociedade; quanto no plano institucional nas instituições formais políticas. Essa concepção opõe-se ao corporativismo e demarca posições entre a sociedade civil e o sistema político. O sistema representativo via processo eleitoral, é o critério supremo de organização dos indivíduos da forma de representação institucionalizada.

Infelizmente o sistema via processo eleitoral não funciona como deveria, existem burocracias que grande parte da sociedade não consegue absorver, por falta de caráter emancipatório e transformador, deixando esses indivíduos como sujeitos de um cenário meramente integratório e conservador. A música Subsolo Preso a liberdade, representa bem este cenário.

A participação um derivativo da concepção liberal. Ela é também entendida como um movimento espontâneo dos indivíduos mas advêm de uma adesão do espírito (e não da razão movida por um interesse particular). Há um sentimento de identidade e concordância com uma certa ordem social que cria algo superior que chama” senso comum”. Esse bem comum é o núcleo articulador dos indivíduos, portanto a razão do impulso para participar está fora dos indivíduos, além de seus interesses pessoais. Usualmente, a concepção corporativa busca articular o processo participativo a existência de organizações na sociedade. O suposto é que as organizações existem apenas quando as pessoas participam.

Para que ocorram mudanças dos movimentos sociais na atualidade os indivíduos tem que desenvolver auto estima mudar sua própria imagem e as representações em sua vida, ter apenas um emprego não resolve o problema da participação, porque os indivíduos devem ter também motivações.

A participação dos indivíduos em elaboração de estratégias ou em tomadas de decisão só acontecerá se os movimentos sociais em ações conjuntas com novos mecanismos participativos incluídos na governança, no engajamento popular como um recurso produtivo central, a participação dos cidadãos prove informações e diagnósticos sobre os problemas públicos, subsidiem projetos de enfrentamentos a questões identificadas.

As manifestações devem ter seguimentos de cunho construtivo, proporcionando uma sociedade justa igualitária, assim a participação deve ser vista como organização política dos cidadãos, atendendo dois princípios básicos, esclarecer e ordenar o que reivindicar e que direitos conquistar, estabelecer formas de organizar de forças políticas próprias que sustentassem as reivindicações e a conquista dos direitos.

<http://dacouff.files.wordpress.com/2011/03/lutar.jpg>

II - A “DEMOCRACIA”:

O Brasil é um país no qual a democracia é frágil, o direito dos cidadãos é constantemente desrespeitado onde a impunidade e corrupção é o prato do dia, não temos acesso aos gastos públicos e nossos impostos são gastos de forma irresponsável por nossos representantes, nossa democracia se baseia pela ignorância de uma boa parte da população desinformada de seus direitos, por consequência ficamos a mercê de inescrupulosos. Vamos promover a copa do mundo em 2014 e as olimpíadas, enquanto falta-nos acesso, a educação, segurança, moradia entre outros serviços públicos de péssima qualidade, sabemos que o Brasil precisa de infra-estrutura, portos, aeroportos, estradas de boa qualidade etc. Precisamos da tão sonhada transparência nos gastos públicos, temos sim uma democracia frágil que precisa ser levada a serio com a participação da sociedade e de movimentos sociais.

A democracia só será fortalecida através de um aspecto participativo e social, em que todos os cidadãos podem ter oportunidade de expressão. segundo Habermas.

Considerando a abordagem da política deliberativa em Habermas e, principalmente, da defesa do autor de que a esfera pública é o espaço de todos problemas e as suas necessidades, podendo situar os movimentos sociais como um canal necessário para tais reivindicações. os cidadãos – mulheres, negros minorias raciais, trabalhadores – para que, através dos direitos de comunicação e participação política, tornem-se politicamente autônomos, podendo então discutir, publicamente, os seus

A democracia participativa ocorreu e ocorre pelo desempenho dos movimentos sociais, posto que a própria redefinição da democracia emergisse de tal luta. Segundo Gohn (2003, p. 30) a participação é um processo de vivencia que imprime sentido e significado a um movimento social, desenvolvendo uma consciência critica e gerando uma cultura política nova. Através da participação política os cidadãos alcançam a sua autonomia, tão importante para a emancipação social sendo um canal de manifestações das classes oprimidas, sendo uma necessidade do Estado Democrático de Direito, bem como uma clara e evidente forma de seus cidadãos para o desenvolvimento da sociedade.

No Brasil, os cidadãos podem escolher seus representantes através do voto nas eleições (vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente) mais ainda é obrigatório, do ponto de vista do que realmente é ser democracia, precisamos rever a obrigatoriedade do voto, de qualquer forma é através dele que fortalecemos a democracia escolhendo nossos representantes votando de consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com