TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Monografias: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Pólo - Santa Terezinha

Curso: Serviço Social

7º Semestre

Discentes:

ATPS – MOVIMENTOS SOCIAIS

Taguatinga-DF

2013

Relatório Final

Em seu livro, Gohn relata das transformações da realidade social, destacando a dicotomia existente entre os movimentos de emancipação e os de controle social, redefinição na sua própria identidade, voltados nos vínculos de integração com esferas da sociedade, organizadas segundo critérios de cor, raça, gênero, habilidades e capacidades, bem como de conscientização e geração de saberes. Além disso, os movimentos sociais da atualidade, ao atuarem num cenário contraditório, em que políticas, programas e projetos podem engessá-los. O foco são as áreas temáticas e seus eixos de manifestações como problemas sociais e a contextualização desses problemas, sua localização geográfica, seus objetivos programáticos e características das suas redes de mobilização. Gohn descreve movimentos sociais como ações sociais coletivas de caráter sócio-politico e cultural que viabilizam formas distintas de uma população se organizar e expressar suas demandas, ou seja, é composto pelo que se põe em movimento para conquista de algo em comum confirme seus valores, ideologias dentro de um determinado contexto permeado por tensões sociais, adotando diferentes estratégias. Os movimentos sociais ressaltam as mudanças sociais e tecnológicas de acordo com o ambiente em que estão inseridos. Além disso, os movimentos sociais da atualidade, ao atuarem num cenário contraditório, em que políticas, programas e projetos podem engessá-los, discutem e problematizam a esfera pública com vista à construção de novos modelos organizativos. Os movimentos do passado possuíam papel essencialmente universalizante. Mas, hoje, o que se busca é o reconhecimento e o respeito às diferenças e às demandas e características particulares, representados pelos movimentos identitários. Para Gohn, os movimentos sociais são, acima de tudo, grupos capazes de aprender sobre o mundo e sobre si, modificando e revendo suas reivindicações. Com a reabertura política após o fim da ditadura e a Constituição Federal de 1988, a participação popular passa a ser mais abrangente e a responsabilidade política pode ser dividida entre Estado e Sociedade.

Dos movimentos sociais enquanto modo de democracia participativa e sua contribuição acerca do desenvolvimento político e da emancipação social pode-se dizer a partir da década de 1980 os movimentos sociais mudaram substancialmente a constituição da esfera pública, onde somente os partidos políticos e as elites eram aptos a discutir as problemáticas sociais, na medida em que os direitos de comunicação e de participação política são constitutivos para um processo de legislação eficiente do ponto de vista da legitimação, esses direitos subjetivos não podem ser tidos como os de sujeitos jurídicos privados e isolados. Prevalece a vontade legítima emana de cidadãos que passam a ser parceiros do direito e da própria democracia, e não somente meros espectadores das questões jurídicas-políticas.

Outros pesquisadores de organizações enfatizam em elementos e fontes de inovações e mudanças sociais. Há também, um reconhecimento de que eles detêm um saber, decorrente de suas práticas cotidianas, passíveis de serem apropriados e transformados em força produtiva. Por exemplo, quando se analisa a questão indígena, ressalta-se o saber que eles conservam em seu poder sobre a natureza. Os movimentos sociais são elementos fundamentais na sociedade moderna, como as antigas análises conservadoras ou como ainda são tratados na atualidade por políticos tradicionais. Os movimentos tem um caráter importante para a sociedade que é o exercício da cidadania, lutar pelos direitos civis e sociais e uma constante na história política do país. O importante a destacar é o campo da força sócio-político e o reconhecimento de suas ações que impulsionam mudanças sociais diversas.

[...]

Pé pra que, se eu não posso caminhar?

A mão pra que será se eu não posso trabalhar?

Eu quero tudo do que tem de bom pra poder sobrar

Eu fui longe demais pra querer recuar

Tudo bem, irmão, sou livre mas até onde?

Nesse pequeno detalhe é aonde o mal se esconde

Cumpadi, tua liberdade deduzida é vigiada

A grade tá presente mermo que não dê pra ser tocada

Sáparada

A verdade vem direta pra só depois ser trabalhada

A volta é certa a corrente aprisiona, não liberta

As vezes o que não é pra dormir também não disperta

Fica nisso mermo

Absurdo por absurdo

Video pra cego, som pra surdo

Ninguem tá entendendo nada

Eu vejo tudo às claras com a luz apagada.

[...]

Os movimentos sociais tema abordado neste desafio sendo um exercício de cidadania, envolve os direitos e deveres da sociedade, também, presente na Constituição Federal de 1988. A liberdade de expressão, de poder que a sociedade tem sobre o Estado é de suma importância na definição do caráter do cidadão, na saúde, segurança e educação. O poder de liberdade que o indivíduo tem por finalidade garantir uma qualidade de vida reivindicando seus direitos, não esquecendo dos seus deveres.

No texto, Gohn não se prende a meras listagens, “preso è liberdade” o tema mostra que os movimentos sociais é a evidencia da falta de inclusão social, de liberdade, de emancipação. Mostra o quanto os movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com