TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Dissertações: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

Os Movimentos Sociais refletem a ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais através do enfrentamento político seguindo suas ideologias e valores. Fazem parte dos Movimentos Sociais: Movimentos Populares, Sindicais e ONGs (Organizações Não Governamentais).

O processo de industrialização brasileiro provocou várias mudanças na sociedade, criando uma série de expectativas na população, que estava em busca de um melhor padrão de vida. A industrialização provocou um êxodo rural, e muitas familiais saíram do campo em busca de emprego nos grandes centros, outros foram expulsos devido a modernização do campo. Esses fatos provocaram grandes problemas. O crescimento desordenado das cidades, o aparecimento do trabalho assalariado e o desemprego, são alguns destes.

Em conseqüência surgiram os primeiros movimentos, que até então só eram reconhecidos como movimento de classe, ou seja, da classe operária, onde reivindicavam melhores condições de trabalho e melhores salários.

Existem vários tipos de movimentos sociais no Brasil, mas os que mais tiveram repercussão foram os movimentos urbanos e o movimento de luta pela terra. Dentre os movimentos urbanos podemos destacar: Movimento de Bairros; Movimento dos Favelados; Luta de Inquilinos; Movimento dos Sem Teto. Esses movimentos começam e terminam rapidamente, o que os diferem das lutas do campo.

Os movimentos que lutam pela terra, sempre tiveram maiores repercussões. Esse período tem suas raízes no período de colonização do Brasil, onde as terras foram mal distribuídas. Esses movimentos, que questionam a concentração de terras nas mãos de uma minoria, não é algo novo na história do Brasil. É a continuidade das lutas camponesas pelo acesso a terra, ao trabalho e à cidadania. Nestes mais de quinhentos anos de nosso país, houveram diversos movimentos de luta pela terra (Canudos, Contestado, Ligas Camponesas), todos completamente reprimidos pelas elites da época.

Atualmente podemos citar o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), como um dos mais organizados movimentos sociais brasileiros, onde há aproximadamente duas décadas vem organizando famílias de trabalhadores rurais com o objetivo de realizar a Reforma Agrária, pois, o Brasil é o segundo país do mundo em concentração de terra. Diante disso, coube aos trabalhadores a alternativa de realizar ocupações em terras improdutivas que não cumprem o seu dever social, visando as desapropriações previstas na Constituição Federal.

Os movimentos sociais em geral são lutas contra o capital, que aos poucos foi conquistando o espaço geográfico, e através de suas diversas formas de exploração chega ao ponto de excluir classes inteiras.

No Brasil, os Movimentos Sociais ganharam visibilidade na década de 1950, mas só adquiriram forma na década de 1960, tendo o Movimento Estudantil como o mais conhecido.

Com o rápido desenvolvimento alcançado pelo capitalismo no Brasil durante a década de 50, os centros urbanos se tornaram palcos das manifestações dos conflitos sociais, tendo como reivindicações melhores salários e contra a elevação dos preços.

Nos anos 60 e 70, mesmo diante de forte repressão policial, os movimentos não se calaram. Havia reivindicações por educação, moradia e pelo voto secreto. A partir do final dos anos 70, o movimento sindical e as organizações estudantis ganharam força.

O sindicalismo brasileiro surgiu da organização de imigrantes europeus que foram atraídos pelo surgimento das atividades manufatureiras nos centros urbanos e no litoral. Ao chegarem aqui se depararam com uma sociedade atrasada no quesito direitos e ainda com práticas escravocratas, muito diferente do mundo desenvolvido, onde tinham a experiência do trabalho assalariado e inúmeros direitos trabalhistas.

O movimento sindical mais forte no Brasil ocorreu em São Paulo, onde imigrantes integravam a massa de trabalhadores das fábricas e indústrias. Esses sindicalistas desencadearam uma onda de rebeliões, contida mediante repressão policial.

No dia 1° de abril de 1964, o Brasil mergulhou em uma nova fase de sua história. Durante 21 anos o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com