TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Ensaios: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

MOVIMENTOS SOCIAIS

Movimentos sociais são ações de grupos sociais organizados, que buscam determinados fins estabelecidos coletivamente, com objetivo de modificar ou manter as relações sociais.

Os movimentos sociais expressam conflitos existentes na sociedade e as transformações ocorridas no final do século XX e no início do século XXI. Eles contribuem para que haja transformações na sociedade, que podemos citar o movimento feminista, ambientalista, pacifista e antirracistas, que contribuem para mudanças significativas nas relações sociais.

Neste contexto, podemos definir movimentos sociais como sendo a combinação entre os princípios de identidade, de oposição, de totalidade e de atuação coletiva. A identidade refere-se à auto-identificarão, ou seja, a quem fala e em nome de quem, ao que representa e significa o movimento perante a sociedade, qual é o problema a ser resolvido. O principio da oposição é essencial no sentido de identificar o adversário, pois u movimento só se organiza caso o opositor possa ser apontado. Além disso, é somente a partir do conflito que o adversário surgirá e isso formará a consciência dos participantes do grupo. O princípio da totalidade diz respeito ao caráter das reivindicações do grupo. Por exemplo, as reivindicações do movimento sindical vão além do aumento de salário, luta-se pelos direitos sociais.

A SOCIEDADE EM MOVIMENTO

Há uma variedade de movimentos que pairam sobre a sociedade, como os ambientalistas, feministas, pacifistas e antirracistas, que surgiram na Europa, e vem crescendo no decorrer dos anos. Os movimentos sociais podem ser divididos em dois tipos: os que buscam a emancipação (pessoal) e os que buscam a manutenção da ordem existentes. Alguns dos movimentos que se organizaram em busca da emancipação, são os Comitê em Defesa dos Direitos Humanos, o movimento hippie, o movimento estudantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com