TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Trabalho Escolar: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

O livro texto destaca os cincos pontos fundamentais dos movimentos sociais, fazendo um levantamento e analise das principais formas de associativismo civil no Brasil expressa em movimentos sociais, redes de mobilização de associações civis e fóruns relatam os principais movimentos sociais da América Latina.

A ação coletiva se caracterizou como movimentos sociais, citam suas características básicas como possuem uma identidade, tem um opositor e articulam ou se fundamentam num projeto de vida e sociedade e tem contribuído para organização e conscientização, eles não só se movido pela fome o qualquer outro tipo de opressão e se incorpora também a luta pelo reconhecimento da diversidade cultura. Nas primeiras década do XIX e nas primeiras do sec. XX o movimentos operário é um movimento revolucionário desde a revolução francesa, imergindo nos Estado Unidos também nos anos de 1960 ( direito civis, feminismo, contra a guerra no Vietnã, estudantil etc.

Embora muitos dos atuais movimentos sejam herdeiros daquele dos anos 1980, pois lutavam para ter “Direito a ter Direito” contemplando o universal. Depois veio a radicalização dos movimentos de étnicas (especialmente os indígenas). Sua luta contra a colonização européiacivilização essa que saqueou o tesouro dos indígenas escravizando-o da mesma forma fizeram com os negros trazidos da África. Hoje esses grupos se encontram organizados em movimentos sociais em todos os países, tendo também movimentos globais como MST e a Via campesina que passava a ser descriminalizada e criminalizada pela mídia e a alguns órgãos publicam.

O movimento negro ou afro descendentes como preferem alguns como ficou conhecido no Brasil através das cotas nas universidades e o programa Prouni. Como grande suporte nas políticas publica, mas os movimentos que mais se destacaram foi o Movimentos de Mulheres e dos Gays por seu formato e combinação. A educação básica das escolas se estenderem em grande dimensão, devido ao potencial do processo educativo e pedagógico para o desenvolvimento e de sociabilizarem e constitui uma ampliação de uma cultura política passando a ser uma área estratégica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com