TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Artigos Científicos: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  267 Visualizações

Conclusão

Um movimento social é fruto de um conflito por que determinado grupo por não concordar com determinada situação buscam formas de resolver essa situação; daí por que o conflito é o elemento gerador dos movimentos sociais. Mas para que um movimento social, de fato, se estabeleça, é necessário planejamento, faz-se necessário um projeto e acima de tudo organização, que é base para o sucesso dos movimentos sociais. A cada dia surgem novos movimentos sociais por que vivemos numa sociedade de desiguais e como o Estado não atende plenamente a necessidade dos cidadãos, faz-se necessário o surgimento desses movimentos. Hoje os movimentos sociais se apresentam com novos contornos e formatos, formados por sujeitos mais participativos, mais atuantes, cônscios de seus direitos.

Desse modo, pelo menos para fins conceituais, mobilizações, movimentos sociais e instituições são distintas formas de constituição do sistema social e compõem o universo do comportamento coletivo, em contraposição á ação social, praticada por um agente. Porém, na prática, no que diz respeito à análise de problemas concretos, essas distinções da ação coletiva nem sempre são claramente possíveis.

Ou seja, as ações desenvolvidas pelas instituições visam a proteger os direitos violados desses sujeitos, prestar apoio no que remete ao incentivo à denúncia e faz especialmente um trabalho educativo com vistas à prevenção desses usuários que saem muitas vezes de outros municípios para recorrer aos serviços dessas ONGs.

O nosso trabalho mostrou o que são movimentos sociais, o que eles têm em comum com a democracia, instituições sociais e as ONGs.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com