TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Casos: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Os principais atores sociais voltados para as ações coletivas que atuam em função de problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais públicos em direção à superação das desigualdades sociais são: Os movimentos sociais, as Organizações Não Governamentais – ONGs, as organizações criadas por empresas a partir de políticas de responsabilidade social ou responsabilidade civil, as organizações populares que atuam junto de mediadores como as entidades articuladoras e fóruns, e conselhos gestores de projetos, programas ou políticas sociais. São ativos sociais pelo papel que desempenham no jogo político democrático.

Segundo GOHN (2010) os movimentos sociais e as organizações cívicas de ativistas mobilizados em função de projetos sociais, são duas formas de protagonismo civil que atuam segundo pólos diferenciados da ação sócia – uma trabalha o campo do conflito e a outra o campo da cooperação e integração social. Há tensões permanentes nas duas frentes. A solidariedade existe nas duas, de formas diferentes:

Nos movimentos é orgânica – criada por meio da experiência compartilhada de pertencer e vivenciar alguma situação de exclusão. Nas organizações cívicas ela é estratégica/instrumental, criada para atingir metas que resolvam problemas sociais de grupos também excluídos economicamente ou culturalmente, a partir de interesses destes grupos, mas que foram desenhados por projetos/programas de agentes externos. (GOHN, 2010, p. 28)

GOHN (2010) afirma que “os movimentos sociais sempre têm um caráter educativo e de aprendizagem para seus protagonistas”. Eles realizam parcerias com outras entidades da sociedade civil e política, têm grande poder de controle social e constroem modelos de inovações sociais, podendo portanto virem a ser matriz geradora de saberes.

Ao longo de sua história, as ONGs desenvolveram o papel de “assessoria” aos movimentos sociais, ou seja, comprometem-se com as causas dos movimentos, desenvolvem trabalhos com eles - prestam assessoria, mas não podem dirigí-los politicamente, nem mesmo podem se submeter às suas decisões. Observou-se apartir de então que as ONGs passaram a ter um perfil de entidades de apoio aos movimentos sociais. Fortaleciam a luta dos movimentos ao produzir conhecimento sobre suas atividades e a partir delas, além de incentivar a formulação de políticas públicas para os mais diferentes setores sociais. É importante ressaltar que as pesquisas e projetos que as ONGs desenvolvem são sustentadas por contribuições financeiras, dessa forma, tornam-se interlocutores ideais de governos e empresas na medida em que não mais representam ameaças a estes, ao contrário dos movimentos sociais, que não mede esforços para ir a luta de tudo aquilo que vá contra aos seus valores e objetivos.

Em geral, as ONGs nunca desenvolvem projetos em causa própria, mas em favor de terceiros aos quais ela assessora, podendo se redirecionar de acordo com o projeto em vigor. Cumprindo o papel de formuladoras de políticas públicas, as ONGs atuarão nos espaços em que já estão começando a ocupar: conselhos governamentais paritários, mídia, fóruns amplos, etc. Contribuirão para aprofundar as discussões sobre os temas relativos a sua atuação, além de capacitar os movimentos sociais a elaborar propostas e implementar ações.

Dentre os inúmeros movimentos de sem-terra criados, o mais expressivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com