TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Trabalho Escolar: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

econômica os movimentos sociais se espalham pelo o mundo temos o movimento do rock, do reggae o movimento dos negros nos Estados Unidos, o movimento das mulheres que vinha desde o começo do século também a luta pelos direitos humanos o século XX sem duvida o século dos movimentos sociais e na luta contra diversas formas de opressão e na busca de direitos.

Não podemos deixar de lado o movimento dos homossexuais que surgiu em são Francisco nos estados unidos e ganhou o mundo hoje este presente com força por toda a parte do globo e pode ser considerado um dos movimentos mais fortes que existe na atualidade.

No século XXI surgem novos movimentos, no campo da política na busca por independência da opressão imposta no Egito jovens se organizam para tirar do poder o ditador Mubarak o oriente médio se levanta contra a dominação imposta por ditadores a décadas podemos citar também a líbia que derrubou o ditador Muamar Kadafi, na Espanha e na Grécia os jovens se organizam contra a forma de governo em que impõe altos impostos e cortes de orçamento na área social, essa política desagradou a população que foram a rua e exigiram outra saída para a crise econômica, nos estados unidos recentemente temos jovens que se organizaram pacificamente e foram a frente do centro financeiro de Wall Streete onde sofreram forte opressão da policia.

O Brasil sempre teve movimentos sociais, desde movimentos que buscavam a independência do pais ate movimentos que luta pela não violência de animais. No campo político podemos destacar vários partidos comunistas que foram perseguidos por sua luta, temos no século XX movimentos pelo direito a terra e moradia dignas um deles é O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista cujo objetivo é a implantação da reforma agrária no Brasil.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) surgiu em 1997 da necessidade de organizar a reforma urbana e garantir moradia e a todos os cidadãos. Está organizado nos municípios do Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo. É um movimento de caráter social, político e sindical. Em 1997, o MST fez uma avaliação interna em que reconheceu que seria necessária uma atuação na cidade além de sua atuação no campo. Dessa constatação, duas opções de luta se abriram: trabalho e moradia.

O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento altermundialista organizado por movimentos sociais de diversos continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. Seu slogan é Um outro mundo é possível.

É um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais. Os "hippies" (no singular, hippie) eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 60 tendo relativa queda de popularidade nos anos 70 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em países como o Brasil somente na década de 70. Uma das frases ideomáticas associada a este movimento foi a célebre máxima "Paz e Amor" (em inglês "Peace and Love") que precedeu á expressão "Ban

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com