TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Tese: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

Mudanças Sociais

As sociedades estão em constantes mudanças sejam por motivos sociais, políticos, geográficos, culturais ou econômicos, onde afeta de algum jeito a vida do individuo e modificam a humanidade, algumas vezes de forma lenta e outras vezes de forma mais rápida.

São diversos os fatores que contribuem para as mudanças Sociais, o livro destaca três causas que são as geográficas, sócios econômicos e culturais.

GEOGRAFICAS: Onde é ocasionada pela natureza como inundações, terremotos, secas, ciclones que podem mudar de forma passageira ou permanente a organização ou a estrutura de uma sociedade. Onde muitas vezes as pessoas saem da região afetada e migram para as grandes capitais, onde então começa a super lotação e com este crescimento começam a faltar vagas em escolas, creches, postos de saúde e então a qualidade de vida cai e começam a se formar grandes favelas, onde o risco de marginalidade é muito maior.

SOCIECONÔMICA: São modificações no ambiente físico provocado pelo homem, como desvio de rios e construções de rodovias, barragens onde muitas pessoas têm que ser removidas porque suas terras serão inundadas, cito exemplo do Arroio das Marrecas onde muitos moradores tiveram que vender suas terras para a construção da nova barragem.

Culturais: Dizem respeito a descobertas cientificas, invenções transformações nas idéias e valores.

Principais Movimentos Sociais do Brasil

• 1922- Proclamações da Republica

A população uniu-se a Marechal Deodoro, que após um golpe militar instaurou em 15/11/1889, ele próprio assumiu a presidência.

• 1964-Golpe Militar

Foi amplamente apoiado na época e um dos motivos foi a campanha feita pelos meios de comunicação de que o então presidente João Goulart levaria o Brasil a ter um governo comunista.

• 1984-Diretas Já

Queria o fim do Regime Militar o mais rápido possível, ocorreram diversas manifestações em diferentes cidades brasileiras. Em 25/08/1984 foi levada a votação das Diretas Já, porém, apenas em 1989 após ser estabelecida a Constituição de 1988 é que teve as eleições diretas para presidente do Brasil.

• 1982- Impeachment

Acusado de corrupção Fernando Collor, o povo saiu às ruas em um movimento nacional denominado “Fora Collor”. Em 29/09/1992 cerca de 100 mil pessoas acompanharam a votação do Impeachment que teve 441 votos favoráveis e apenas 38 contra.

• 2013-Protestos

Em 06/06/2013 os altos valores das passagens dos transportes públicos desencadearam um movimento que reivindicou não só a passagem, como também o fim da violência policial, apuração nos gastos da copa, saúde, educação etc.;

Movimentos Sociais

São grupos que agem continuamente com o objetivo de promover ou resistir a algum tipo de mudança na sociedade. Surge quando a sociedade civil se da conta de que não pode aceitar uma situação de forma passiva.

É a consciência de que o cidadão deve e pode fazer algo para um grupo, uma classe ou toda uma sociedade. Segundo Alain Touraine, há três princípios que se deve encontrar em todo movimento social. Os princípios de identidade, de oposição e de totalidade.

• Principio de Identidade: Escolhe-se num primeiro momento uma identidade, dizendo quem representa em nome de quem fala e quais os interesses que protege ou defende.

• Principio de Oposição: Luta sempre contra uma resistência ou um bloqueio, busca vencer a oposição, a apatia ou um bloqueio. Sem oposição deixa de existir o movimento.

• Principio de Totalidade: Afirma fazê-lo em nome de valores e realidades universais, reconhecidas pela coletividade como um todo. Para motivar a sua ação pode invocar razões com: saúde de todos, direitos humanos, a ordem desejada por Deus o bem estar coletivo.

Alguns tipos de movimentos:

• Movimento Conservador: É aquele que tenta preservar a sociedade de mudanças, pretende manter a sociedade sem alterações. A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” em 1964 foi um movimento social contra as reformas e propostas de João Goulart.

• Movimento Reformista: Procura modificar alguns aspectos da sociedade sem transformá-la completamente. É o tipo de movimento mais comum exemplo disso é o movimento dos sem terra, de moradia e o movimento feminista.

• Movimento Revolucionário: É aquele que pretende modificar radicalmente a estrutura social. Seus integrantes pretendem subverter, completamente, o sistema social existente substituindo por outro.

As Migrações

O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, Região ou até de domicílio. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade.

O ato de migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante. Emigrante é a pessoa que deixa (sai) um lugar de origem com destino a outro lugar. O imigrante é o indivíduo que chega (entra) em um determinado lugar para nele viver.

Os fluxos migratórios podem ser desencadeados por diversos fatores. Dentre os principais fatores que impulsionam as migrações podem ser citados os econômicos, políticos e culturais.

No Brasil, o fator que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com