TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Trabalho Universitário: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  9.560 Palavras (39 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 39

HISTORIA DOS MOVIMENTOS E LUTAS SOCIAIS

A construção da cidadania dos brasileiros

Maria da Glória Gohn

Edições Loyola

APRESENTAÇÃO

Este livro objetiva resgatar na História do Brasil as ações empreendidas por diferentes classes e categorias sociais em luta pela conquista de seus direitos ou bens e equipamentos considerados como necessários, em determinados períodos históricos, ou ainda ações contra injustiças sociais, discriminações ou atentados contra a dignidade humana. Usualmente essas ações aparecem nos registros e estudos históricos como acontecimentos marginais, como disfunções à ordem social vigente. Várias transformaram-se em movimentos, lutas prolongadas, ou até guerras. Outras se institucionalizaram e foram incorporadas ou absorvidas pela sociedade civil e política brasileira. Não pretendemos, a priori, exaltar tais lutas e movimentos, ou atribuir- lhes resultados, efeitos ou papéis heróicos. Simplesmente objetivamos registrar sua ocorrência, resgatar seu papel no contexto da problemática social da época, e recuperar suas trajetórias enquanto elementos constituidores da cidadania política dos brasileiros, com todas as suas virtudes e seus vícios. A priori, sim, negamos aqueles que teimam em desconhecer as lutas e os movimentos, ou examiná-los com preconceitos, transferin¬do às parcelas das camadas médias ou altas da sociedade, que estão ou estiveram no poder político dos aparelhos do Estado, todas as honrarias e louvores pelas mudanças sociais ocorridas na História do país.

Para a elaboração deste trabalho dois elementos foram fundamentais, a saber: nossas pesquisas anteriores sobre os movimentos e as lutas das camadas populares em diferentes regiões do Brasil, nas décadas de 1960-70 e 80, e a influência que os estudos históricos passaram a ter sobre nossas pesquisas nos anos 90, particularmente os estudos da historiografia inglesa, em especial os de Eric Hobsbawm, E. P. Thompson, George Rudé, e de alguns pesquisadores do movimento francês da École dos Annales, como Michel Volvelle e seu estudo sobre as mentalidades. Destes estudos temos retirado a inspiração para as pesquisas, a metodologia de trabalho e as linhas teóricas gerais para sua interpretação teórica1. ( HOBSBAWM, E. Rebeldes Primitivos. Rio de Janeiro, Zahar Ed., 1970. Os Trabalhadores. Rio tle Janeiro Paz e Terra, 1981; A Era das Revoluções. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977; RUDÉ, George. Ideologia e Protesto Popular. Rio de Janeiro, Zahar, 1980; THOMPSON, E. P. A miséria da Teoria. Rio de Janeiro* Paz e Terra, 1887; VOVELLE, Michel. Ideologias e Mentalidades. São Paulo, Brasiliense, 1987.)

Este livro compõe-se de três capítulos que correspondem a três ensaios. O primeiro, mais extenso, trata das "Lutas e Movimentos Sociais: Mapeando a Construção da Cidadania das Classes Sociais no Brasil". O objetivo principal deste ensaio foi o de realizar um mapeamento das ações ocorridas nos séculos XIX e XX. Elas foram agrupadas por fases históricas. É importante registrar que não objetivamos fazer uma mera cronologia de eventos mas apresentar, dentro de certos períodos históricos, o conjunto das ações sociais coletivas, articuladas em frentes de lutas, movimentos ou organizações de protesto. O evento é para nós a forma de expressão momentânea de um processo social. A novidade que pretendemos é apresentar uma cronologia de eventos captando o avesso da História oficial, ou seja, uma cronologia das ações coletivas a partir dos atores da sociedade civil.

Sabemos que "a História é mais que uma cronologia de eventos. Enquanto esta se resume a juntar os eventos segundo a ordem de sua sucessão, aquela esforça-se por explicar, não apenas a ordem da sucessão dos acontecimentos, mas também a razão pela qual se deu a ordem, a razão pela qual se fez surgir um acontecimento a outro, razão esta fundamentada num princípio de validade universal"2. (2 REHFELD, Walter Israel. "O Princípio da Esperança — Das Profecias Bíblicas aos Neomarxistas", Revista Síntese, n9 62. Belo Horizonte, Loyola,) Assim sendo, a síntese da conjuntura histórica apresentada no início de cada conjunto dos eventos mapeados como fases (ou etapas) do processo de construção da cidadania, pretende ser o fio condutor explicativo dessas fases.

A periodização elaborada para a aglutinação das ações obedece critérios dados pela própria conjuntura sócio-econômica e política da época, ou seja, os momentos de ruptura ou de inflexão da ordem sociopolítica predominante.

Ao final do primeiro ensaio realizamos uma listagem dos principais pontos observados no mapeamento realizado sobre os eventos de lutas dos séculos XIX e XX.

O segundo ensaio trata da "Cultura e Participação Popular no início do século XX em São Paulo". Trata-se de um estudo realizado a partir de levantamentos nos Arquivos Edgard Leuenroth, da Unicamp, e da leitura de estudos sobre a Primeira República. O objetivo básico foi o de resgatar reivindicações decorrentes de necessidades presentes no cotidiano das classes populares naquele período. Este ensaio constitui-se no capítulo II e nele retomamos alguns movimentos registrados no mapeamento do capítulo I, relativo às primeiras décadas do século XX, assim como alguns movimentos ocorridos nos anos 60, 70 e 80 desse mesmo século.

O terceiro e último ensaio aborda as "Demandas Populares Urbanas no Brasil nos séculos XVI a XX". Ênfase especial é dada aos aspectos da cultura e da educação nesse ensaio, pois um de seus objetivos básicos é o de resgatar elementos da cultura política nacional que foram se sedimentando ao longo dos séculos, decorrentes da forma como se desenvolveu a relação povo-poder, em questões relativas às necessidades para a sobrevivência das diferentes camadas sociais no cotidiano, no meio urbano. Esse ensaio, apresentado como o capítulo III deste livro, aborda movimentos e lutas anteriores ao eventos destacados nos capítulos I e II (séculos XIX e XX). Ele objetiva delinear alguns caminhos para um mapeamento futuro sobre as lutas e os movimentos nos séculos XVI e XVII.

Ao final da apresentação dos três ensaios elaboramos algumas conclusões. Escolhemos como eixo articulatório da leitura que fizemos sobre as lutas e os movimentos ao longo dos séculos a Questão da Cidadania.

Com este trabalho estamos iniciando uma nova etapa em nossos estudos e pesquisas sobre a temática da participação sociopolítica da sociedade civil, por meio de lutas, movimentos, organizações, associações etc. Estamos voltando-nos para a História, em busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com