TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais Antiglobalização

Exames: Movimentos Sociais Antiglobalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

Movimentos sociais [...] nós os vemos como ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas. Na ação concreta, essas formas adotam diferentes estratégias que variam da simples denuncia, passando pela pressão direta (mobilização, marchas, concentrações, passeatas, distúrbios a ordem constituída, atos de desobediência civil, negociações, etc.), até as pressões indiretas. (p.13)

No início do novo milênio, os movimentos sociais estão retornando a cena e a mídia. Neles destacam-se quatro pontos:

As lutas em defesa das culturas locais, contra os efeitos devastadores da globalização. Eles estão ajudando na construção de um novo padrão civilizatório orientado para o ser humano e não para o mercado, como querem as políticas neoliberais. Buscam recuperar o caráter e o sentido das coisas públicas.

Atuam na reivindicação da ética na política e exercem vigilância sobre a atuação estatal/governamental.

Tem manifestado tolerância aos aspectos subjetivos das pessoas, relativos a sexo, crenças, valores.

Os movimentos construíram um entendimento sobre a questão da autonomia. Autonomia não é se isolar do Estado, ter autonomia é ter projetos e pensar os interesses dos grupos envolvidos, ter planejamento em termos de metas e programas.

O perfil dos movimentos sociais se alterou na virada do novo milênio porque a conjuntura política também mudou. A nova fase exigiu práticas novas e qualificação dos militantes.

As redes e as parcerias entre movimentos e ONGs criaram um novo movimento social: contra a globalização predominante, geradora de miséria, eles clamam, articulados em redes internacionais, pela defesa da vida com dignidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com