TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Soiciais

Casos: Movimentos Soiciais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  4.823 Palavras (20 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 20

SERVIÇO SOCIAL – POLO MACE

Disciplina: Movimentos Sociais

Serviço Social 7º Semestre/2014

Professora EAD: Mª Edilene Xavier Rocha Garcia

Professora Tutora Presencial: Marilene Mazzetto Corrêa

Data: 06/06/2014

Grupo de Trabalho:

Alessane da Silva Franca RA 298858

Ana Cristina Lima RA 339746

Ana Lucia Pereira Centurion RA 335090

Christiane Escobar da Costa Zubcov RA 336891

Daniele Florêncio de Melo RA 341067

Fernanda Paula Lima Nunes RA 332397

CAMPO GRANDE – MS

2014

Introdução

O presente trabalho aborda temática fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do profissional de Serviço Social, potencializando sua formação por meio do estudo das formas de demandas e lutas da sociedade civil brasileira. De forma que entendamos a conjuntura nacional, o cenário político e histórico no qual os movimentos sociais se fundam, as trajetórias e os campo de análise no sentindo da construção de um movimento. E para que saibamos que não há individuo ou coletivo que possa ser compreendido de modo isolado de seu contexto sociocultural.

Analisando todo o contexto histórico de que o movimento social é sempre expressão de uma ação coletiva e decorre de uma luta sociopolítica, econômica ou cultural, o texto nos mostrará toda a trajetória de um movimento, assim como a sociedade se transforma, suas necessidades, as reivindicações, condições socioeconômicas são outras, os movimentos vão surgindo conforme a demanda da sociedade.

O movimento social tem uma relação de conflito com o Estado, porque enquanto que o movimento social deseja mudanças, modificações, o Estado por sua vez, deseja manter a ordem das coisas.

A todo o momento surgem novos movimentos sociais, isso por que vivemos numa sociedade em constante dinâmica e formada por desiguais, e o Estado não atende a todas as necessidades dos seus cidadãos, atualmente os movimentos sociais se apresentam com novos contornos e formatos, formados por sujeitos mais participativos, mais atuantes, cônscios de seus direitos.

E no mesmo contexto, verificando a grande contribuição dos movimentos sociais, das redes de mobilizações civis na construção da democracia, mostrando que apesar dos avanços democráticos do regime militar e outros, os profissionais da política não há transformam, não usam a política para melhor viver e sim transformando em recursos para seus próprios interesses.

A Autora do Livro citado nesse trabalho levanta vários elementos acerca do movimentos sociais, e quando se fala em movimentos sociais geralmente pensa em participação, democracia e Gohn mostra vários conceitos acerca dos movimentos.

Falaremos da importância das Os movimentos sociais atual constituem um novo cenário, denso e diversificado, indo contra as velhas formas de fazer política e criando, novas possibilidades concretas para o futuro adquirindo um caráter educativo das ações coletivas organizadas na forma de movimentos sociais, a ampliação desse cenário associativo para além da sociedade civil, adentrando em novas esferas públicas.

Abordaremos a respeito do papel das ONGs dentro do contexto dos movimentos sociais brasileiros na contemporaneidade. O papel do estado, com a inserção de novas políticas sociais em relação aos novos movimentos sociais.

Sumário

Intodução...................................................................................................................................02

1-A conjuntura nacional e o cenário político e histórico no qual os movimentos sociais se fundam......................................................................................................................................04

2- Democracia...........................................................................................................................10

3- Os movimentos sociais como categorias em si, e o papel das ONGs dentro do contexto dos movimentos........................................................................................................................13

Conclusão..................................................................................................................................17

Bibliografia...............................................................................................................................18

1- A conjuntura nacional e o cenário político e histórico no qual os movimentos sociais se fundam.

Na primeira parte do livro da autora Maria das Graças GOHN destaca sobre os movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo e como referência desses movimentos cinco pontos de diferenciação dos movimentos sociais atuais em relação aos do passado, mostrando onde há melhorias nesses movimentos ao atuarem num cenário contraditório, em que políticas, programas e projetos podem integrar a sociedade, discutir e problematizar a esfera pública com vista à construção de novos modelos organizacionais.

As teorias são estruturadas a partir de eixos culturais, relativas ao processo de construção de identidades (atribuídas ou adquiridas), onde diferentes tipos de pertencimentos são fundamentais a um dado território, grupo étnico, religião, faixa etária, comunidade ou grupo de interesses etc. Criam-se vínculos e as ações são frutos de processos de reflexividade, os sujeitos participantes constroem sentidos e significados para suas ações a partir do próprio agir coletivo.

Porém as teorias centradas no eixo da Justiça Social destacam as questões do reconhecimento das diferenças e desigualdades nas questões da redistribuição de bens ou direitos, como forma de compensar as injustiças historicamente acumuladas.

Outras teorias que destacam é a capacidade de resistência dos movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com