TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homen E A Sociedade

Monografias: O Homen E A Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Com a globalização reduzindo as fronteiras o aumento da concorrência é inevitável no contexto atual, e com isso, as organizações contemporâneas necessitam cada vez mais tentar garantir a sua sobrevivência empresarial. Nos casos citados existe, uma bela organização e um excelente planejamento.

Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porque ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar”. Esses são os questionamentos básicos para a elaboração e implementação dessa ferramenta.

Muitos acreditam que só é necessário em empresas de grande porte, mas ao contrário do que se pensa, planejar e estabelecer metas organizacionais não só é necessário em grandes empresas, se faz também para toda e qualquer organização, seja ela de pequeno, médio, ou grande porte, pois, dificilmente uma organização permanecerá competitiva no mercado se não houver planejamento, nesse sentido uma análise organizacional é de muita importância. Conforme Chiavenato (2000), a análise organizacional é o processo pelo qual se examinam os recursos financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos, verificando quais são as forças e as fraquezas e como podem ser exploradas e defrontadas as oportunidades com as ameaças que o ambiente oferece. Nesse sentido, faz-se necessário que o gestor tenha em mente as funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quanto uma organização como um todo pode levar a obter resultados eficazes. Organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. No que se refere à liderança em Administração, ressalta que significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. Já a função de controlar é certificar-se de que os atos dos membros da organização levam-na, de fato, em direção aos objetivos estabelecidos.

O planejamento é uma atividade contínua e se distribui entre todos os níveis organizacionais, em cada nível o planejamento apresenta características distintas, sendo interdependentes para o alcance de um objetivo comum.

Segundo Maximiano (2004, p.153) “dependendo da abrangência e do impacto que têm sobre a organização, os planos podem ser classificados em três níveis principais: estratégicos, funcionais e operacionais”.

Dado ao que foi apresentado também podemos apontar que ouve da parte administrativa dos empresários das mesmas um perfil que podemos destacar como;

• Perfil do Técnico de Organização

 Gostar do que faz

 Raciocínio lógico

 Imaginação e criatividade

 Visão do conjunto

 Autoconfiança

 Personalidade marcante

 Argumentação e influenciação

 Comunicação e diplomacia

 Percepção e observação

 Modéstia

 Persistência

 Espírito de equipe

 Interesse acentuado

 Capacidade técnica

Acrescentando ainda prioridade citadas por fayol que se encaixam aos textos relacionados;

1) Divisão do trabalho: este princípio faz parte da natureza. É uma imposição de ordem natural. É observada em todo o universo.

A divisão do trabalho tem por finalidade produzir mais e melhor com o menor esforço. Cada mudança de ocupação ou tarefa implica num esforço de adaptação que tem como causa a diminuição da produção.

A divisão do trabalho permite reduzir o número de objetivos sob os quais devem ser aplicados à atenção e o esforço. Tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com