TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO

Para compreender são necessário que se reveja os conceitos básicos da sociologia, a importância dos mesmos para compreensão da historia cotidiana no fim da década de 50 e no começo da década de 60, houve uma crise dos padrões de acúmulo capitalista. O setor privado e o capital internacional foram fortalecidos.

A política social no Brasil passou a estar em segundo plano, à regulamentação da lei orgânica da previdência social foi uma medida significativa para isto.

A profissão do Serviço Social se firma no Brasil, mas este trabalho favorece a classe burgues

Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. (IAMAMOTO).

Com relação a ação filosófica na vida do profissional do Serviço Social, é possível observar que o ele está permeado pela presença direta da filosofia, em que se busca alternativas para ajudar o profissional do Serviço Social na sua rotina desgastante e repetitiva de atuação é o desenvolvimento de uma investigação no sentindo de dar suporte ao profissional junto a sociedade quanto aos problemas existentes, no seu cotidiano.

Não nos interessa aqui trabalhar com as conseqüências dos pensamentos, dos sistemas filosóficos para prática educativa, estamos interessados em convencer cada educador a dedicar-se a investigação filosófica em torno do seu próprio objeto de trabalho, verificando e criticando os conceitos que o informam, direcionam e assumindo criticamente o seu modo de ser e agir, porém, todos nós assistentes sociais e educadores podemos e devemos adquirir o exercício de filosofar na medida em que atuam buscando e produzindo fundamentos ao nosso agir. Na vida humana e na prática educativa não se age sem filosofia (CONTRIM).

Nesse sentido ação investigativa atua com a intenção de mostrar outra realidade para o profissional e que a partir daí ele possa desenvolver novos métodos de atuação adotando uma nova postura na sua pratica profissional.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Esse trabalho nos proporcionou o entendimento que o Serviço Social deve trazer a pratica de filosofar pra seu cotidiano para que possa refletir sobre a sociedade e os compromissos políticos e econômicos e em que postura devemos estar diante dos problemas a serem solucionados. Nós devemos usar a postura do sujeito que questiona e estar sempre com um pensamento critico com relação às praticas existentes pra sociedade. O profissional de Serviço Social a partir da pratica do filosofar, reavaliar as condições humanas e educacionais em que determinada situação está posta na vida, para que ele possa se pautar em sua atuação, como agente inserido dentro de uma sociedade.

Finalizamos com o trecho do texto de Luiz Inácio Lula da Silva.

A Filosofia do Serviço Social – É igualdade social

“Precisamos vencer a fome a miséria e a exclusão social.

Nossa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com