TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É A LIDERANÇA?

Artigo: O QUE É A LIDERANÇA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Artigo  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É LIDERANÇA?

É o processo de conduzir um grupo de pessoas influenciando-as a executar tarefas de maneira mais eficaz e eficiente, evidenciando um bem comum.

DESCREVA A PESSOA DO LÍDER

Para Lacombe, os líderes influenciam as pessoas com seu poder, que pode ser: legítimo, devido ao exercício de um cargo; de referência, em função das qualidades e do carisma do líder; e do saber, exercido graças ao conhecimento que o líder possui.

O líder deve mesclar um pouco de cada poder, para criar assim um respeito por parte dos superiores e subordinados.

QUAIS OS TRAÇOS DE PERSONALIDADES DE UM LÍDER?

Devem saber como lidar com a adversidade, criar um desejo em seus subordinados, tomar decisões impopulares, e dar soluções de forma rápida e bem planejada, tratar seus subordinados igualmente, ser otimista, ativo e entusiasmado para contagiar seus comandados, devem sonhar sem se abalar com as adversidades, saber ouvir, sabendo que não têm todas as resposta, trabalhar em equipe, ter fé naquilo que faz, realizando ou fazendo realizar as tarefas, ser autoconfiante, cobrando de si mesmos, o que faz seus subordinados confiarem em suas habilidades.

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER

Capacidade de influenciar as pessoas, sem medo de se expor com suas iniciativas. Ter a capacidade de se comunicar com facilidade e também estar disposto a ouvir quando preciso. Ter a capacidade de desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo sem perder o foco, não estar concentrado apenas em uma tarefa. Ter interesse nos assuntos da organização, demonstrar empatia também é uma habilidade que tidi líder deve apresentar. Assumir responsabilidades pelos atos praticados, Foco na solução de algum problema. Buscar critérios justos nas decisões, apresentando um senso de justiça.

ESTILOS DE LIDERANÇAS

Chiavenato descreve três estilos:

Liderança autocrática: o líder impõe suas idéias e suas decisões sobre o grupo, sem nenhuma participação deste. A ênfase está nele.

Liderança liberal: o líder delega totalmente as decisões ao grupo sem controle algum e deixa-o completamente à vontade. É mínima a participação do líder e o grupo é enfatizado.

Liderança democrática: o líder orienta o grupo e incentiva a

participação de todos. A ênfase está no líder e também no grupo.

TIPOS DE LIDERANÇA

Autoritário – o líder autoritário é dominador e determina o que será executado pelo grupo, o que implica na obediência pelos demais; se assemelha ao antigo "chefe". É pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um.

Indeciso - não direciona o grupo e não assume responsabilidades.

Democrático – este líder se preocupa com a participação do grupo, estimulando e orientando. Ouve as opiniões da equipe e determina junto com ela os objetivos desejados e as tarefas a serem realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com